Turismo

Pousada Águas do Caparaó: um refúgio em meio a natureza

Além de pousada, o local é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e oferece uma série de atrações incríveis para o hóspede

Elisangela Teixeira Elisangela Teixeira

Foto: Divulgação

O Guia A inicia a série de reportagens sobre Patrimônio da Penha, palco do Penha Roots, pela Pousada Águas do Caparaó. Além de pousada, o local é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e oferece uma série de atrações incríveis para o hóspede.

Foto: Divulgação

Na Pousada Águas do Caparaó, o hóspede tem a opção de ficar em uma das 10 suítes disponíveis ou num charmoso chalé. Todas as acomodações são equipadas com uma cama de casal, uma de solteiro, televisão, internet wi-fi, ventilador e frigobar. Tudo isso claro, rodeado de muito verde e ar puro, aliás, 100% puro.

Há ainda um deck que é perfeito para reunião entre amigos, ele é equipado com lareira e leves cortinas, que dão um clima bem europeu, ideal para degustação de vinhos e se for visitar durante o inverno fica um charme com a lareira acesa. Tem também lago, bica e muita área verdade para aproveitar.

Leia também: Patrimônio da Penha: Guia A vai mostrar a vila palco do Penha Roots

O local oferece café da manhã e almoço e jantar no fogão a lenha em casos de grandes grupos. Para reservas com menos pessoas, somente o café da manhã está incluso. Os valores das diárias giram em torno de R$250,00. A proprietária da pousada Águas do Caparaó é Dalva Ringuier, ambientalista referência no Espírito Santo, com mais de 30 anos de experiencia na área.

Projetada para contato com a natureza

Foto: Enrique Moté / Aqui Notícias

Dalva explica que toda área foi projetada para preservação da natureza e para oferecer uma experiência de aproximação entre o hóspede e o meio ambiente. “A trilha das cachoeiras também é uma trilha científica, onde o turista pode ler o QR code com o celular e saber todas as informações sobre aquela espécie de árvore. No total são mais de 150 espécies catalogadas”.

Aliás, falando na trilha, ela é bem fácil e dura cerca de 20 minutos entre o início e a última cachoeira, que é a Cachoeira Alta e seus 80 metros de queda d’água. Isso se você quiser ir “direto”, mas o mais legal é ir curtindo o contato com as árvores, descobrindo os cenários pintados pela natureza. E ainda, se o tempo estiver bom, se deliciar com um banho de águas cristalinas e o espetáculo que a natureza do Caparaó nos proporciona. Em tempo: a trilha pode ser feita por pessoas de todas as idades porque ela é bem fácil e toda sinalizada.

Cachoeira Alta. Foto: Enrique Moté / Aqui Notícias

Uma curiosidade e um presente na verdade é o ar puro. É tão puro que tem comprovação científica. Algumas árvores tem manchar vermelhas no caule. Dalva explicou para nossa reportagem que esse líquen preso é o sinal de que o ar é 100% puro.

O turista que for visitas a pousada Água do Caparaó também precisa ficar atento às regras importantes. Por ser tratar de uma reserva ambiental é proibido o consumo de bebidas alcoólicas, churrasqueiras e claro, deixar lixo pra trás. Também não se pode extrair seivas das árvores (algumas espécies tem propriedades medicionais). “O mais importante é que as pessoas aproveitem esse contato com o meio ambiente e respeitem a natureza de todas as formas”, assinala Dalva.

O jacu é um dos “guias” da pousada. Foto: Elisangela Teixeira / Aqui Notícias

Guia especial

Durante toda a trilha nossa reportagem foi acompanha de um guia muito especial. Um dos jacus que moram na propriedade é uma atração à parte, pois ela acompanha o turista e até interage de certa forma. O ideal é deixa-lo bem à vontade e manter uma certa distância, pois por mais sociável que ela seja, costuma eriçar a crista quando o humano chega muito perto. E é super divertido vê-lo acompanhando as pessoas e certamente será a alegria das crianças.

Visitação as águas do Caparaó

Quem for ao Penha Roots, festival de reggae e forró pé de serra que será realizado nos dias 12,13 e 14 de abril, vai poder conhecer “somente” as trilhas e as seis cachoeiras que existem na propriedade. Contudo hospedagem, assim como em todas as pousadas da região, não há vagas para os dias do evento, no entanto, fora da data é possível passar alguns ou vários dias no local, que é encantador.

Serviço:

Telefone: (28) 99985-2844

Endereço: Rodovia ES 190 – Km 4 – Estrada Parque do Caparaó – Divisa Dores do Rio Preto – Sentido Mundo Novo – Divino São Lourenço – ES

Penha Roots

O Penha Roots, festival de reggae e forró pé de serra do Caparaó é promovido pela GFC Eventos com oferecimento da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – ADERES e do e Governo do Estado do Espirito Santo.

O Evento será realizado nos dias 12,13 e 14 de abril, em Patrimônio da Penha com Elba Ramalho e Falcão como principais atrações, além da apresentação de vários artistas capixabas e do Brasil. Acesse o perfil (aqui) e fique por dentro de toda programação, saiba como comprar convites e mais opções de hospedagem.

Acomodações confortáveis para até três pessoas em cada suíte. Foto: Divulgação

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Elisangela Teixeira
Elisangela Teixeira

Elisangela Teixeira atua na área jornalística há 20 anos, sendo graduada em Comunicação Social pelo Centro Universitário São Camilo, pós graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Estácio de Sá e pós graduada em Business Management pela Toronto Scholl of Management. Atuou ainda como assessora de imprensa por sete anos, até mudar-se para o Canadá a fim de estudar. De volta ao Brasil, iniciou sua nova jornada no Aqui Notícias, onde também havia trabalhado anteriormente. Sua trajetória inclui ainda passagens pela Rede Gazeta, Prove Comunicação, Briefing Comunicação, Folha Vitória e Revista Leia.