Turismo

Do litoral às montanhas: descubra os sabores da gastronomia capixaba

Cada região do Estado revela pratos que celebram uma mistura única de influências

Pammela Volpato Pammela Volpato

gastronomia capixaba
Moqueca servida em Anchieta. Foto: divulgação

Do litoral às montanhas, o Espírito Santo convida os viajantes a explorar uma rica e autêntica experiência gastronômica. Cada região do Estado revela pratos que celebram uma mistura única de influências indígenas, africanas e europeias, refletindo a diversidade cultural capixaba.

Leia também: Nova atração: parque RDS Papagaio, em Anchieta, inaugura Jardim do Mel

No litoral, cidades como Vitória, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Itapemirim e Marataízes encantam com uma culinária marcada pelos frutos do mar. Nessas localidades, os turistas se deliciam com a icônica moqueca capixaba, preparada com peixe fresco, tomate, cebola e coentro, sempre respeitando a tradição local. A torta capixaba, feita com frutos do mar e massa de palmito, também conquista paladares, assim como os bolinhos de aipim recheados com camarão, carne seca ou queijo.

Outra delícia capixaba é a carne de sol produzida nos municípios de Montanha, Pinheiros, Mucurici, Ponto Belo, Conceição da Barra, Pedro Canário e Boa Esperança. O produto conta com a Indicação Geográfica (IG) concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O IG identifica a origem do produto ou serviço quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem.

Panela de Barro

A panela de barro é, sem dúvida, uma das maiores expressões da cultura popular do Espírito Santo. Desde a sua origem – nas tribos indígenas que habitaram o litoral do Estado – até os dias de hoje, a técnica de sua confecção e a estrutura social das artesãs pouco mudou. O trabalho artesanal das paneleiras sempre garantiu a sobrevivência econômica de seus familiares, como também de suas tradições. A região de Goiabeiras, ao norte da Ilha de Vitória, sempre foi o local tradicional da produção de panelas de barro.

As panelas de barro constituem o principal elemento cultural na elaboração de pratos típicos da culinária capixaba. A moqueca capixaba, a moqueca de garoupa salgada com banana-da-terra e a torta capixaba têm de ser feitas em panela de barro, para serem autênticas.

Torta Capixaba
Foto: Bruno Coelho

Montanhas

Nas montanhas de Domingos Martins, Marechal Floriano e Santa Teresa, a gastronomia ganha um toque europeu. Influenciadas pela imigração alemã e italiana, as cidades serranas oferecem sabores únicos. Durante a Festa do Morango e do Chocolate, os visitantes saboreiam tortas, mousses e geleias de morango frescos colhidos na região. Além dos tradicionais chocolates capixabas, que tornam o evento uma verdadeira celebração dos sentidos.

A polenta nas suas mais diversas versões é a grande atração de um dos mais tradicionais eventos do Espirito do Santo. A Festa da Polenta realizada  no município de Venda Nova do Imigrante, na Região Turística Montanhas Capixabas. 

Explorar o Espírito Santo é mais do que visitar paisagens deslumbrantes; é embarcar em uma viagem de sabores, onde a cultura se manifesta em cada prato. Seja no litoral ou nas montanhas, o Estado promete uma experiência inesquecível para os amantes da boa gastronomia.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Pammela Volpato
Pammela Volpato

Formada em 2008 pelo Centro Universitário São Camilo, já atuou como repórter em outros veículos de comunicação do Estado, como A Gazeta e A Tribuna, e também desenvolveu atividades de assessoria de comunicação. Atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde fevereiro de 2022.