Do litoral às montanhas: descubra os sabores da gastronomia capixaba
Cada região do Estado revela pratos que celebram uma mistura única de influências
![Moqueca servida em Anchieta. Foto: divulgação Moqueca servida em Anchieta. Foto: divulgação](https://aquinoticias.com/wp-content/uploads/2024/04/Moqueca-servida-em-Anchieta_9070.jpg)
Do litoral às montanhas, o Espírito Santo convida os viajantes a explorar uma rica e autêntica experiência gastronômica. Cada região do Estado revela pratos que celebram uma mistura única de influências indígenas, africanas e europeias, refletindo a diversidade cultural capixaba.
Leia também: Nova atração: parque RDS Papagaio, em Anchieta, inaugura Jardim do Mel
No litoral, cidades como Vitória, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Itapemirim e Marataízes encantam com uma culinária marcada pelos frutos do mar. Nessas localidades, os turistas se deliciam com a icônica moqueca capixaba, preparada com peixe fresco, tomate, cebola e coentro, sempre respeitando a tradição local. A torta capixaba, feita com frutos do mar e massa de palmito, também conquista paladares, assim como os bolinhos de aipim recheados com camarão, carne seca ou queijo.
Outra delícia capixaba é a carne de sol produzida nos municípios de Montanha, Pinheiros, Mucurici, Ponto Belo, Conceição da Barra, Pedro Canário e Boa Esperança. O produto conta com a Indicação Geográfica (IG) concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O IG identifica a origem do produto ou serviço quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem.
Panela de Barro
A panela de barro é, sem dúvida, uma das maiores expressões da cultura popular do Espírito Santo. Desde a sua origem – nas tribos indígenas que habitaram o litoral do Estado – até os dias de hoje, a técnica de sua confecção e a estrutura social das artesãs pouco mudou. O trabalho artesanal das paneleiras sempre garantiu a sobrevivência econômica de seus familiares, como também de suas tradições. A região de Goiabeiras, ao norte da Ilha de Vitória, sempre foi o local tradicional da produção de panelas de barro.
As panelas de barro constituem o principal elemento cultural na elaboração de pratos típicos da culinária capixaba. A moqueca capixaba, a moqueca de garoupa salgada com banana-da-terra e a torta capixaba têm de ser feitas em panela de barro, para serem autênticas.
![Torta Capixaba](https://aquinoticias.com/wp-content/uploads/2024/03/Torta-Capixaba_Bar-e-Restaurante-Caranguejo-do-Assis-1-1024x683.jpg)
Montanhas
Nas montanhas de Domingos Martins, Marechal Floriano e Santa Teresa, a gastronomia ganha um toque europeu. Influenciadas pela imigração alemã e italiana, as cidades serranas oferecem sabores únicos. Durante a Festa do Morango e do Chocolate, os visitantes saboreiam tortas, mousses e geleias de morango frescos colhidos na região. Além dos tradicionais chocolates capixabas, que tornam o evento uma verdadeira celebração dos sentidos.
![Socol-do-es](https://aquinoticias.com/wp-content/uploads/2024/05/Socol-1.jpg)
![Festa da Polenta](https://aquinoticias.com/wp-content/uploads/2023/10/Festa-da-Polenta-1024x681.jpg)
![Festa do Morango - torta de morango](https://aquinoticias.com/wp-content/uploads/2024/07/Festa-do-Morango-torta-de-morango-1024x683.jpg)
A polenta nas suas mais diversas versões é a grande atração de um dos mais tradicionais eventos do Espirito do Santo. A Festa da Polenta realizada no município de Venda Nova do Imigrante, na Região Turística Montanhas Capixabas.
Explorar o Espírito Santo é mais do que visitar paisagens deslumbrantes; é embarcar em uma viagem de sabores, onde a cultura se manifesta em cada prato. Seja no litoral ou nas montanhas, o Estado promete uma experiência inesquecível para os amantes da boa gastronomia.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui