Saúde mental e a nova NR-01: o que muda nas empresas?
Evento realizado, em Cachoeiro, abordou a NR-01 com especialistas e insights práticos.

A nova NR-01, que estrutura as diretrizes gerais de saúde e segurança do trabalho, ganhou atualizações que exigem mais atenção à saúde mental dos trabalhadores. Desse modo, diante desse novo cenário, realizou-se em Cachoeiro, no dia 15 de maio, o Workshop “Saúde mental e a nova NR-01: da legislação às oportunidades para pessoas e negócios”. A Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) foi adiada para que as empresas tenham um ano para se adequar às novas exigências, incluindo a gestão de riscos psicossociais. A entrada em vigor da norma estava prevista para 25 de maio de 2025, mas foi prorrogada para 25 de maio de 2026.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO evento reuniu especialistas em gestão de pessoas e saúde organizacional para debater os impactos práticos da legislação e explorar oportunidades para empresas e profissionais.
Por que a nova NR-01 importa?
A NR-01 agora reforça, principalmente, a importância de políticas de saúde integradas. Isso inclui a atenção à saúde emocional dos colaboradores e a valorização do bem-estar como parte estratégica da gestão de riscos ocupacionais.
Além disso, a norma exige que empresas adotem ações preventivas, e não apenas corretivas. Nesse sentido, o evento ofereceu insights valiosos para alinhar práticas internas às exigências legais, além de apresentar cases de sucesso.
Workshop: especialistas, temas e conexão com o futuro
A fim de explicitar aspectos relativos à NR-01, o encontro apresentou conteúdos atualizados e aplicáveis, com falas diversas, entre elas as de:
- Eduardo Farah – Professor- Doutor Especialista em Transformação Pessoal e Organizacional.
- Neidy Christo – Presidente da ABRHES: “Mesmo com a prorrogação da NR-01, os desafios em saúde mental e segurança psicológica nas empresas seguem urgentes. A norma exige ambientes saudáveis e prevenção de riscos psicossociais, tornando-se um compromisso essencial com o futuro do trabalho. Ignorá-la pode gerar impactos sérios. Nesse contexto, a ABRH interioriza suas ações no Espírito Santo para democratizar o acesso ao conhecimento, fortalecer práticas de RH, valorizar talentos locais e promover o desenvolvimento sustentável nas organizações de todas as regiões do Estado.”
- Janice Dias – Coordenadora de Gestão de Pessoas e Gestora Ambiental da Usina Paineiras: “A Usina Paineiras tem se preparado de forma estratégica para atender às exigências da nova NR-01, com foco na saúde mental e no bem-estar dos colaboradores. Por meio de pesquisa de clima organizacional, ouvimos nossas equipes e identificamos pontos de melhoria. Implementamos treinamentos de liderança, capacitações técnicas e ações de endomarketing para promover reconhecimento, engajamento e senso de pertencimento. Nosso objetivo vai além da legislação. No cotidiano, buscamos fortalecer uma cultura organizacional que valoriza o ser humano, respeita sua saúde emocional e promove um ambiente de trabalho mais saudável.”
- Ellen Mendes – Psicóloga Organizacional e Analista de RH na Unimed Sul Capixaba.
- Isaela Sabadini – Cooperadora da ABRHES: “Cachoeiro, cidade estratégica no Estado, reforça a importância de alinhar a cultura organizacional à nova legislação. Diante da limitação de talentos e da rejeição a ambientes tóxicos, empresários precisam repensar valores, ouvir seus times e priorizar o bem-estar no trabalho. O mercado observa, pois cuidar de pessoas também fortalece a reputação da empresa.”
Cachoeiro e NR-01
Cachoeiro pode tornar-se referência na aplicação da NR-01, promovendo ações concretas em prol da saúde mental corporativa. Com forte presença industrial e empresas diversas, a cidade deve investir, desse modo, na qualificação profissional e no cumprimento rigoroso das normas regulamentadoras.