Entre fé e turismo: o Buda Gigante de Ibiraçu encanta quem passa pelo ES
A estátua, inaugurada em 2021, é a segunda maior do mundo e a maior do Ocidente, superando até o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Em Ibiraçu, no Espírito Santo, um dos maiores monumentos budistas do mundo tem atraído cada vez mais visitantes. Às margens da BR-101, o Buda Gigante impressiona pela grandiosidade: são 35 metros de altura em uma estrutura de 350 toneladas de ferro, aço e concreto. A estátua, inaugurada em 2021, é a segunda maior do mundo e a maior do Ocidente, superando até o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiLeia também: Ruínas da Igreja Velha guardam segredos da história de São Mateus
O monumento fica na entrada do Mosteiro Zen Morro da Vargem, considerado o maior da América Latina e referência mundial em práticas budistas. Aliás, os visitantes podem acessar gratuitamente, todos os dias da semana, a área externa onde está o Grande Buda. O local recebe mais de 20 mil turistas por ano, vindos de várias partes do Brasil e do exterior.

Na Praça Torii, onde a estátua está localizada, o visitante encontra também 15 esculturas meditativas de Buda. Cada uma com 2,5 metros de altura, compondo um cenário que transmite paz e contemplação. Inclusive, o monumento retrata o Buda como um ser iluminado, sentado sobre uma flor de lótus que simboliza a pureza espiritual.
Para quem deseja uma experiência mais imersiva, o mosteiro oferece retiros e atividades de meditação, mas é necessário verificar o funcionamento com antecedência. Por isso, o Buda Gigante de Ibiraçu se tornou um símbolo de espiritualidade, equilíbrio e beleza que impressiona quem cruza o caminho pela rodovia capixaba.