Museu Vale lança catálogo e celebra heranças africanas que moldam o Brasil

O Museu Vale lança no dia 18 de novembro, no Palácio Anchieta, em Vitória, o catálogo da exposição Línguas africanas que fazem o Brasil. O evento, que integra o Programa Público da mostra, reúne o curador Tiganá Santana e os artistas capixabas Castiel Vitorino Brasileiro, Natan Dias e Jaíne Muniz para uma conversa aberta com o público. Inclusive, a entrada é gratuita, e os visitantes poderão retirar exemplares do catálogo no local.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiNo entanto, a iniciativa aprofunda o diálogo sobre as influências africanas que moldaram o português falado no Brasil. Com isso, valorizando as memórias, gestos e vozes que permanecem vivas na língua, na arte e nas expressões cotidianas.
Leia também: O paraíso capixaba que impressionou Dom Pedro II: conheça a Lagoa Juparanã
Segundo a diretora do Museu Vale, Claudia Afonso, a publicação amplia a experiência da exposição. “O catálogo é uma extensão viva da mostra. Ele registra as reflexões e as imagens que compõem Línguas africanas que fazem o Brasil, permitindo que o público continue esse contato quando quiser”, afirma.
Exposição
Em cartaz no Palácio Anchieta até 14 de dezembro, a itinerância da exposição, originalmente concebida pelo Museu da Língua Portuguesa, investiga como línguas africanas da África Subsaariana, como: o iorubá, o eve-fon e o grupo banto, influenciaram profundamente o português brasileiro. Esse legado deriva da trajetória de cerca de 4,8 milhões de africanos trazidos ao país entre os séculos XVI e XIX.
A mostra também destaca como essas presenças ecoam em diferentes expressões culturais, como música, arquitetura, rituais religiosos e festas populares. Instalações sonoras, vídeos, símbolos Adinkra e elementos como búzios compõem um ambiente imersivo que conecta passado e presente, oralidade e escrita, celebrando a herança afrodiaspórica.
A visitação acontece de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Inclusive, a exposição tem classificação livre e conta com audiodescrição, Libras e acessibilidade motora. Escolas podem agendar visitas educativas pelos telefones (27) 3636-1031 e 3636-1032 ou pelo e-mail [email protected].
A exposição é uma realização do Instituto Cultural Vale e do Museu Vale, com concepção do Museu da Língua Portuguesa, patrocínio da Vale, e apoio do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Cultura. Sendo assim, a ação conta ainda com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Museu Vale Extramuros
Portanto, em sua fase extramuros, o Museu Vale amplia sua atuação e leva programas educativos e manifestações artísticas para escolas, praças, parques e instituições culturais da Grande Vitória. Aliás, o objetivo é alcançar novos públicos, fortalecer a produção artística capixaba e manter viva a preservação da memória cultural do Estado.
Entre as mostras recentes desenvolvidas pelo Museu estão: “Transitar o Tempo”, “Folhear”, “O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci”, “Memórias do Futuro, Um olhar sobre a coleção do IHGB” e “De Onde Surgem os Sonho, Coleção Andrea e José Olympio Pereira”, que juntas receberam mais de 170 mil visitantes.
Com informações da assessoria de imprensa.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726