Turismo de aventura ganha força em Anchieta com projeto no Monte Urubu
A comunidade de Belo Horizonte, onde está localizado o Monte Urubu, reúne famílias tradicionais, pequenos produtores e uma forte identidade loca

Anchieta vem consolidando sua vocação para o turismo de aventura, impulsionando atividades ao ar livre e fortalecendo a busca por experiências que unem natureza, esporte e paisagens marcantes. Nesse movimento, o Monte Urubu se torna o novo símbolo dessa expansão.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiNos dias 6 e 7 de dezembro, a comunidade rural de Belo Horizonte recebe o 1° Monte Urubu Adventure. O evento marca a abertura oficial da rampa de voo livre instalada no topo da montanha, conhecida pela vista panorâmica de 360°, que permite observar o sol nascer no mar e se pôr sobre as montanhas.
Leia também: Aventura no ar: rampas de voo livre fazem do ES um paraíso para turistas
Com base em estudos técnicos que analisaram o potencial da área, o Monte Urubu começa a ser estruturado para se transformar em um parque temático natural dedicado ao turismo de aventura. A proposta se apoia em três eixos: prática esportiva, preservação ambiental e desenvolvimento econômico sustentável, buscando atrair pilotos, atletas, turistas e entusiastas de esportes radicais.
Monte Urubu Adventure
Portanto, organizado pela Associação de Moradores de Belo Horizonte e produzido pela TakeOff Adventure Co., o 1° Monte Urubu Adventure tem como foco fortalecer o voo livre e estimular outras modalidades de aventura.
Para o diretor da TakeOff e produtor do evento, Rodolpho Cavalini, o projeto representa um novo ciclo para a região. “A ideia é transformar o Monte Urubu em referência regional sem perder a identidade da comunidade. Aliás, é uma porta de entrada para investimentos e geração de renda local”, afirma.
Expansão controlada
Para ordenar o crescimento do parque e garantir segurança nas atividades, a Prefeitura de Anchieta adotou uma medida inédita ao desapropriar oficialmente o Monte Urubu. Aliás, a decisão abre caminho para a implementação de um plano de gestão ambiental e socioeconômico, com diretrizes de acesso, estudos de impacto e definição da capacidade turística da montanha.
Inclusive, o prefeito Leonardo Antonio Abrantes afirma que a iniciativa reforça a política municipal de ampliar o turismo como estratégia de desenvolvimento. “O evento mostra a força de Anchieta e a importância da união entre gestão pública, comunidade e iniciativa privada. É um investimento que impacta diretamente na qualidade de vida da nossa população”, diz.
Força da comunidade
Portanto, a comunidade de Belo Horizonte, onde está localizado o Monte Urubu, reúne famílias tradicionais, pequenos produtores e uma forte identidade local. Para os moradores, o evento representa uma oportunidade histórica de valorização e desenvolvimento.
No entanto, Edilson da Penha Brandão, presidente da Associação de Moradores de Belo Horizonte (ACOBH), reforça o papel da população no processo. “É a maior conquista recente da comunidade. Nos dá voz, fortalece nossa identidade e reconhece anos de luta por melhorias. Aliás, é um momento único em um lugar que tem tudo para se tornar o novo cenário da aventura no Espírito Santo”, afirma.
Com informações da assessoria de imprensa.