Grávidas, ES recebe vacina contra VSR e inicia imunização em 8/12
Tchau, bronquiolite! A vacina contra VSR chegou ao ES e amplia a proteção de gestantes e bebês.

O Espírito Santo recebeu, nesta quarta-feira (03), o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O Estado recebeu 13.935 doses e, logo após a chegada, as equipes encaminharam o material à Rede de Frio Estadual, da Secretaria da Saúde (Sesa). A partir daí, a distribuição começou a seguir para as regionais de Saúde e para os municípios da Região Metropolitana, o que garante agilidade no início da campanha.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA imunização, ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segue gratuita e foca nas gestantes a partir da 28ª semana. A estratégia busca reduzir casos de bronquiolite em recém-nascidos, já que a mãe vacinada transmite anticorpos ao bebê. Desse modo, o imunizante agora integra o Calendário Nacional das Gestantes e reforça a política pública de proteção infantil.
Leia também – Gestante, anote aí: vacina contra bronquiolite está chegando; saiba maisu
Proteção ampliada para bebês capixabas
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, destacou que a chegada das doses fortalece, assim, a segurança das crianças. Segundo ele, a inclusão da vacina no SUS representa, dessa forma, avanço nacional e beneficia milhares de famílias. A Sesa prevê que todos os municípios recebam as doses até sexta-feira (05) e iniciem a vacinação na segunda-feira (08). A distribuição seguirá o quantitativo de gestantes, estimadas em 51.811 pelo Ministério da Saúde.
Como funciona a distribuição
De acordo com Danielle Grillo, referência técnica do Programa Estadual de Imunizações (PEI), cada lote passa por conferência rígida antes de seguir para as regionais de Saúde Norte, Sul e Central. Os municípios da Região Metropolitana retiram as doses diretamente em Vitória. Apenas gestantes com mais de 28 semanas podem receber o imunizante.
Orientação aos municípios e aplicação segura
Os municípios passaram por duas capacitações para adequar a rotina de vacinação ao novo imunizante. Conforme o PEI, a vacina pode ser aplicada junto com outros imunizantes importantes, como Covid-19, influenza e dTpa, o que facilita o cuidado completo durante a gestação.
Cenário epidemiológico do VSR no Estado
Até a semana epidemiológica 47, o VSR liderou os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Espírito Santo. Foram 711 registros, o que representa 20,54% do total. Desse número, 653 casos ocorreram em crianças de 0 a 4 anos. Houve também 19 óbitos por VSR, sendo oito entre crianças pequenas. Esses dados reforçam a urgência da vacinação.
Com base em informações do portal da SESA.