ads-geral-topo

A sabedoria do saber

Tanto o saber quanto a sabedoria originam da busca pelo conhecimento e desenvolvimento da raça humana ao longo da história

2 mins de leitura

em 28 de dez de 2022, às 11h11

Foto: Pixabay

Tanto o saber quanto a sabedoria originam da busca pelo conhecimento e desenvolvimento da raça humana ao longo da história.

O saber vem da reprodução sistemática do conhecimento e também da necessidade de explicar os fatos. Segundo Aristóteles, filósofo grego (384-322 a.C) “o saber consiste na busca da verdade, quer dizer, dos princípios e causas…”.

O saber se alimenta da constante evolução da humanidade, sendo os meios de comunicação um mecanismo fundamental nesse processo, são responsáveis pela disseminação   e divulgação dos conhecimentos, além da promoção de novas tecnologias capazes de fomentar novas pesquisas, consequentemente na produção de novos saberes.

A leitura é uma forma de aquisição de novos saberes e contribui na compilação de novos conceitos que serão aprimorados, transformados e transmitidos que seguirão rastreando a história.

Caminhando em direção a introspeção o saber chega até a sabedoria, está vem da necessidade de conhecer e explicar fenômenos relacionados ao desenvolvimento humano, na sua mais pura concepção.

A sabedoria vem com a maturidade, com a maleabilidade e com a percepção de si e do outro naquilo que é essencial. “Conhece-te a ti mesmo é conhecerás o universo e os deuses” frase cunhada pelo grande filósofo Sócrates (479/399 a.C) que se mantém atual contribuindo no aprimoramento da humanidade e na formação de conceitos morais e éticos.

A sabedoria é a transformação do saber, é a procura incessante do homem em busca de si mesmo, ela chega através do autoconhecimento e segue lapidando a pedra bruta ao encontro da perfeição.

O saber transforma uma árvore em um móvel, o saber transforma o petróleo bruto em velocidade, enquanto a sabedoria transforma água em vinho, o mal no bem, a sabedoria transforma a alma.

Enfim, a sabedoria é a arte de saber distinguir as prioridades e aplicar as estratégias apropriadas, então garantir um fluxo de bondade e estima para consigo mesmo e para com os outros, constituindo uma sociedade justa e solidária.

Fernando Rangel Pereira tem formação em Estudos Sociais, Farmácia, Psicologia, pós-graduado em Neuropsicólogo.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape