ads-geral-topo

Relação cordial com as Forças Armadas

Enquanto bolsonaristas radicais se afastaram de vez dos comandantes militares, o senador e ex-vice-presidente da República Hamilton Mourão

3 mins de leitura

em 01 de maio de 2024, às 09h20

Charge: Izânio Façanha
Charge: Izânio Façanha

Por Leandro Mazzini

Com Walmor Parente, Carol Purificação, Isabele Mendes e Luiza Melo

Ameaça cibernética

O vazamento de dados é uma preocupação para diversos setores, principalmente no meio público. O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) registrou 4.106 ameaças cibernéticas contra sites do Governo nos três primeiros meses deste ano, aponta levantamento da Coluna. O número mencionado inclui 1.276 casos de vulnerabilidades e 2.830 de incidentes. Os principais tipos de incidentes são: vazamentos de dados, scan e abusos de Sítios Web. Das ocorrências registradas até março, 1.354 foram resolvidas enquanto outras 851 seguem pendentes. Recentemente, o alvo de ataques foi o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), ferramenta utilizada para pagamentos orçamentários do Governo Federal. Em nota, o Tesouro Nacional, responsável pela ferramenta, informou que o evento foi “uma utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular”. A Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência investigam o caso.

Cordial

Enquanto bolsonaristas radicais se afastaram de vez dos comandantes militares, o senador e ex-vice-presidente da República Hamilton Mourão (Republicanos-RS) mantém relação cordial com os comandantes das três Forças. O parlamentar é o principal interlocutor no Congresso sobre eventuais ajustes na proposta (PEC 42/2023) que limita a candidatura de militares.

$ecom

Em janeiro, a Secom da Presidência abriu licitação para contratação de quatro empresas prestadoras de serviços de comunicação digital. O valor da contratação foi estimado em mais de R$ 197 milhões. Enquanto isso, a Coluna cobra a pasta há mais de duas semanas a respeito do valor investido para impulsionar publicações nas redes sociais oficiais. No entanto, a demanda não sai da área técnica.

Quedas de Musk

Não são apenas os foguetes do Elon Musk que estão a cair nos voos espaciais. A sua fábrica de carros Tesla teve uma queda de 43% nas vendas e o seu recente balanço aponta outros problemas. Ações coletivas na Justiça norte-americana se acumulam contra a montadora, devido ao grande número de defeitos em seus veículos. Até mesmo os fabricantes americanos Ford e GM possuem desempenho acima da Tesla.

Balela!

A dengue existe há séculos, e sabe-se que os casos no Brasil explodem no início do ano. A incompetente gestão do Ministério da Saúde culpa uma “mudança de padrão” para justificar a inapetência na maior epidemia da história. E informa que vai ser preparar melhor para o ano que vem…Balela!

Agro em crise

Além da quebra na safra 2023/2024, o setor agropecuário amarga saldo negativo na geração de empregos. Conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o setor registrou queda de 6.457 postos, enquanto o setor de serviços registrou a criação de 148.722 postos; comércio, 37.493 postos; indústria, 35.886, concentrados na indústria da transformação, e na construção, 28.666 postos.

ESPLANADEIRA

# Artista Lalin Witch prepara série especial para a exposição ‘Raw’, na Galeria Gotlib, Copacabana, RJ. # BRB e Resale lançam plataforma 100% digital para compra de imóveis. # Insider lança camiseta repelente com tecnologia que afasta mosquito transmissor. # Seguralta avança 50% em volume de crédito de consórcios. # Ecglobal: estudo revela que 76% dos entrevistados expressam preocupação com a dengue. # Febraban: adesão de consórcios de imóveis aumenta entre os jovens.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape