Cinema e Streaming

Inclusão: Sessão Azul exibe 'Kung Fu Panda 4' em sala adaptada para autistas

Os ingressos para esta sessão são vendidos ao preço único de R$ 10,00

Pammela Volpato Pammela Volpato

Filme Kung Fu Panda 4
Foto: Divulgação

No próximo domingo, dia 26 de maio, a partir das 14h30, o Cine Ritz Perim Center, em Cachoeiro, vai realizar mais uma Sessão Azul. Trata-se de uma sessão especial, adaptada para pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O filme escolhido para este mês é “Kung Fu Panda 4”.

Os ingressos para esta sessão são vendidos ao preço único de R$ 10,00.

Leia também: “Furiosa: Uma saga Mad Max” chega aos cinemas de Cachoeiro

O projeto Sessão Azul consiste em adaptar sessões de cinema para esse público, com exibições exclusivas. Nelas a família tem todo o suporte para que os filhos possam se sentir à vontade e curtir o espetáculo. Sendo assim, nesta sessão as luzes da sala ficam acesas o tempo todo e o som mais baixo, para que as crianças com distúrbio sensorial se sintam mais confortáveis durante todo o filme. Além disso, o público tem liberdade para circular na sala ou mesmo de sair e voltar.

Sobre o filme

Depois de três aventuras arriscando sua própria vida para derrotar os mais poderosos vilões, Po, o Grande Dragão Guerreiro( Jack Black) é escolhido para se tornar o Líder Espiritual do Vale da Paz. A escolha em si já problemática ao colocar o mestre de kung fu mais improvável do mundo em um cargo como esse.

Além disso, ele precisa encontrar e treinar um novo Dragão Guerreiro antes de assumir a honrada posição. Entretanto, a pessoa certa parece ser Zhen (Awkwafina) uma raposa com muitas habilidades, mas que não gosta muito da ideia de ser treinada. Como se os desafios já não fossem o bastante, a Camaleoa (Viola Davis), uma feiticeira perversa, tenta trazer de volta todos os vilões derrotados por Po do reino espiritual.

Conheça a Sessão Azul

Criado por duas psicólogas, a Sessão Azul é um projeto focado em ajudar famílias a encontrar ambientes inclusivos para levar suas crianças. Isso porque ainda é comum que muitas delas sofram ao sair de casa. Além de sentirem o julgamento nas reações das pessoas a partir dos comportamentos de seus filhos autistas.

Nessa salas adaptadas de cinema para autista, todas as sessões têm sons mais baixos e luz acessa, para que as crianças com distúrbio sensorial se sintam mais confortáveis durante todo o filme. Além disso, não são passados trailers comerciais que não façam parte do filme. Por fim, todos podem entrar e sair quando quiser, dançar, gritar ou cantar à vontade.

Outra característica muito importante da Sessão Azul é que as sessões funcionam como uma extensão do trabalho terapêutico já realizado com as crianças, diminuindo barreiras e aumentando o engajamento dos pais nos processos de intervenção.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Pammela Volpato
Pammela Volpato

Formada em 2008 pelo Centro Universitário São Camilo, já atuou como repórter em outros veículos de comunicação do Estado, como A Gazeta e A Tribuna, e também desenvolveu atividades de assessoria de comunicação. Atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde fevereiro de 2022.