Eventos

Museu Vale lança catálogo e celebra heranças africanas que moldam o Brasil

Foto: Divulgação

O Museu Vale lança no dia 18 de novembro, no Palácio Anchieta, em Vitória, o catálogo da exposição Línguas africanas que fazem o Brasil. O evento, que integra o Programa Público da mostra, reúne o curador Tiganá Santana e os artistas capixabas Castiel Vitorino Brasileiro, Natan Dias e Jaíne Muniz para uma conversa aberta com o público. Inclusive, a entrada é gratuita, e os visitantes poderão retirar exemplares do catálogo no local.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

No entanto, a iniciativa aprofunda o diálogo sobre as influências africanas que moldaram o português falado no Brasil. Com isso, valorizando as memórias, gestos e vozes que permanecem vivas na língua, na arte e nas expressões cotidianas.

Leia também: O paraíso capixaba que impressionou Dom Pedro II: conheça a Lagoa Juparanã

Segundo a diretora do Museu Vale, Claudia Afonso, a publicação amplia a experiência da exposição. “O catálogo é uma extensão viva da mostra. Ele registra as reflexões e as imagens que compõem Línguas africanas que fazem o Brasil, permitindo que o público continue esse contato quando quiser”, afirma.

Exposição

Em cartaz no Palácio Anchieta até 14 de dezembro, a itinerância da exposição, originalmente concebida pelo Museu da Língua Portuguesa, investiga como línguas africanas da África Subsaariana, como: o iorubá, o eve-fon e o grupo banto, influenciaram profundamente o português brasileiro. Esse legado deriva da trajetória de cerca de 4,8 milhões de africanos trazidos ao país entre os séculos XVI e XIX.

A mostra também destaca como essas presenças ecoam em diferentes expressões culturais, como música, arquitetura, rituais religiosos e festas populares. Instalações sonoras, vídeos, símbolos Adinkra e elementos como búzios compõem um ambiente imersivo que conecta passado e presente, oralidade e escrita, celebrando a herança afrodiaspórica.

A visitação acontece de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Inclusive, a exposição tem classificação livre e conta com audiodescrição, Libras e acessibilidade motora. Escolas podem agendar visitas educativas pelos telefones (27) 3636-1031 e 3636-1032 ou pelo e-mail [email protected].

A exposição é uma realização do Instituto Cultural Vale e do Museu Vale, com concepção do Museu da Língua Portuguesa, patrocínio da Vale, e apoio do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Cultura. Sendo assim, a ação conta ainda com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Museu Vale Extramuros

Portanto, em sua fase extramuros, o Museu Vale amplia sua atuação e leva programas educativos e manifestações artísticas para escolas, praças, parques e instituições culturais da Grande Vitória. Aliás, o objetivo é alcançar novos públicos, fortalecer a produção artística capixaba e manter viva a preservação da memória cultural do Estado.

Entre as mostras recentes desenvolvidas pelo Museu estão: “Transitar o Tempo”, “Folhear”, “O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci”, “Memórias do Futuro, Um olhar sobre a coleção do IHGB” e “De Onde Surgem os Sonho, Coleção Andrea e José Olympio Pereira”, que juntas receberam mais de 170 mil visitantes.

Com informações da assessoria de imprensa.

Com mais de 23 anos de experiência na área, e passagens por diversos veículos de comunicação do Estado, atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde 2021, e está em sua segunda passagem pelo veículo, somando mais de 11 anos de empresa. Formada em História e pós-graduada em Jornalismo Político, atuou também em assessoria de imprensa por mais de 15 anos, além de passagem por emissoras de rádio, TV e revistas em Cachoeiro de Itapemirim.