Frescor das montanhas: sorvete de inhame vira atração em Alfredo Chaves
O negócio nasceu há cerca de oito anos, quando a paixão de Edinelma por sobremesas se juntou à criatividade da família

Entre o verde das montanhas de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, uma família capixaba encontrou uma forma saborosa de unir tradição e inovação. Na comunidade de Redentor, o casal Edinelma e Zelindo Fardin, junto do filho Yuri, transformou o cultivo de inhame em uma doce experiência gastronômica: o Frescor das Montanhas, uma sorveteria artesanal que vem encantando turistas e moradores com o famoso sorvete e picolé de inhame.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO negócio nasceu há cerca de oito anos, quando a paixão de Edinelma por sobremesas se juntou à criatividade da família. O que começou como uma pequena produção para vizinhos se transformou em um empreendimento reconhecido em toda a região. Hoje, são mais de 50 sabores de sorvetes e picolés, preparados com ingredientes frescos e o cuidado típico das famílias do interior.
Leia também: Entre dunas e forró: descubra o charme e os segredos de Itaúnas
Durante um projeto escolar da filha mais nova, surgiu a ideia que mudaria o rumo da sorveteria: transformar o inhame, símbolo de Alfredo Chaves, a Capital Nacional do Inhame, em sorvete. O experimento deu tão certo que virou sucesso de vendas. “O picolé de inhame com passas e ameixa surpreende quem prova. É cremoso, diferente e tem o sabor da nossa terra”, conta Edinelma.
Sorvete de inhame
Isso porque o ingrediente principal vem da própria lavoura da família. Aliás, quando a produção não é suficiente, eles compram de agricultores vizinhos, fortalecendo a economia local e valorizando a agricultura familiar, marca registrada de São Bento de Urânia, onde mais de 600 famílias cultivam o inhame.

Além de vender direto na propriedade, o Frescor das Montanhas distribui seus produtos para mercados, padarias e restaurantes da região. No verão, o movimento cresce com a chegada de turistas de: Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano, Vargem Alta e de Alfredo Chaves. Todos buscam provar o sabor autêntico do interior capixaba.
Aliás, o empreendimento se tornou um ponto de parada para quem faz turismo rural e gastronômico. Inclusive, o nome nasceu da paisagem que o cerca: “Aqui é alto, o clima é fresco e o visual das montanhas é inspirador”, explica Zelindo.
Com funcionamento de domingo a sexta-feira, até as 17h, o local convida o visitante a viver uma experiência que mistura natureza, sabores e hospitalidade capixaba, um retrato fiel da alma do interior do Espírito Santo.