Turismo

Aventura no Espírito Santo: aproveite o fim de semana para curtir

O Espírito Santo é um convite para quem deseja viver experiências inesquecíveis

Por Pammela Volpato

4 mins de leitura

em 06 de dez de 2024, às 08h13

Foto: Fábio Bronzatti / Setur
Foto: Fábio Bronzatti / Setur

Para quem busca adrenalina, contato direto com a natureza e muita aventura, o Espírito Santo é o destino perfeito! Com suas paisagens deslumbrantes, que incluem cachoeiras, montanhas e rios, o estado oferece uma variedade de opções para os amantes de esportes radicais.

Do voo livre nas rampas naturais, ao rafting nas águas turbulentas, sem falar no montanhismo e nos esportes náuticos, o Espírito Santo é um convite para quem deseja viver experiências inesquecíveis em meio a um clima ameno e uma infraestrutura preparada para a aventura.

Leia também: Chalés românticos com uma das vistas mais lindas do Espírito Santo

Cachoeiras, montanhas, rios e temperatura amena facilitam a prática de esportes radicais em terras capixabas. Por isso, o Guia A preparou uma lista com as melhores dicas de esportes de aventura no ES. Então, se você é do tipo aventureiro, prepare-se para explorar as maravilhas capixabas!

Veja opções de aventura no Espírito Santo:

Desafiando a Gravidade

De Norte a Sul, o Espírito Santo conta com inúmeras cachoeiras. Algumas possuem grandes quedas d’água e, por isso, são muito procuradas para a prática de rapel. Dessa forma, elas proporcionam ao aventureiro contato com a natureza, belas paisagens e o frescor das águas. Por exemplo, a Cachoeira Alta, em Cachoeiro de Itapemirim, tem uma queda de 90 metros e encanta os corajosos.

Outra cachoeira exuberante para a prática deste esporte é a Cachoeira Vovó Lucia, em Alfredo Chaves. Com duas quedas d’agua, o viajante pode se aventurar em 60 metros de descida.

A descida de 50 metros no Morro do Moreno, em Vila Velha, é recomendada até para quem nunca fez rapel. A descida, que é tranquila, proporciona uma paisagem espetacular que inclui vários pontos turísticos da Grande Vitória, como o Convento da Penha, a Terceira Ponte, o Mestre Álvaro e a Baía de Vitória. 

Montanhas

No Sul do Espírito Santo, outro ponto turístico famoso para aventura e procurado por montanhistas é a pedra do Frade e a Freira, em Itapemirim. Sua escalada e descida de 683 metros desafia os mais corajosos.

ExploradorES: Monumento Natural o Frade e a Freira
Foto: Cacá Lima/Iema

O município de Pancas também é um destino apropriado para quem busca aventura, localizado na região turística Doce Pontões Capixabas, no noroeste do Estado, com suas formações rochosas irregulares, propicia a prática de rapel, montanhismo e outros esportes de aventura.

Também em Pancas, encontra-se a Rampa de Voo Livre “Clementino Izoton”. Com seus 658 metros de altitude, é considerada uma das melhores rampas para a prática da modalidade no País.

Adrenalina no ar

Considerada uma das melhores rampas de voo livre do mundo, com 902 metros de altitude, a Rampa de Ubá fica a 28 km de Castelo, município no sul do Estado, e atrai esportistas do mundo todo em busca de novos desafios. Já a 9 km de Alfredo Chaves, no Distrito de Cachoeira Alta, se localiza outra rampa de voo livre, imponente pelos seus 450 metros de altitude e natureza exuberante. Em Baixo Guandu está a Rampa do Manjolo, com 720 metros de altitude. O pico é ideal para voos simultâneos.

Voo Livre rampa de Uba
Foto: Divulgação Setur

Em meio ao verde

No Sul do Estado, encontramos um dos grandes patrimônios naturais do Brasil: o Parque Nacional do Caparaó, que abriga o Pico da Bandeira, terceiro mais alto do país, com 2.890m de altitude. A portaria oficial do parque está situada no município de Dores do Rio Preto. No parque o trekking é umas das atividades mais realizadas pelos amantes de aventuras.

Nas montanhas capixabas o rafting  e o bóia-cross dominam as águas do Rio Jucu. Dessa forma, as saídas são feitas na cidade de Domingos Martins.

Aventura responsável

Por fim, é muito importante ressaltar que todos devem ter segurança e responsabilidade ao praticar qualquer esporte de aventura, seja no Espírito Santo ou em outro lugar. Use sempre todos os equipamentos de segurança, monte seu roteiro previamente, avise amigos e parentes onde estará e cuide da saúde, sem esquecer de se manter hidratado. E sempre recolha seu lixo para manter o meio ambiente limpo e assim também garantir que o Espirito Santo e o Brasil estejam sempre no topo, quando o assunto for turismo responsável e sustentável. 

Além disso, procure sempre profissionais especializados e habilitados para a orientação, treinamento e acompanhamento dos esportes radicais. Então, para viver uma aventura, seja no Espírito Santo , de forma segura, procure prestadores de serviço, receptivos, guias e mais informações no site:  http://www.descubraoespiritosanto.es.gov.br/

** Com informações da Setur

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui