Aventura no ar: rampas de voo livre fazem do ES um paraíso para turistas
O Estado reúne dezenas de rampas distribuídas por diversos municípios, todas com cenários impressionantes e condições ideais para voos recreativos e competições internacionais

O turismo de aventura ganha cada vez mais força no Espírito Santo (ES), que se consolida como um dos melhores destinos do país para quem busca emoção e contato direto com a natureza. Entre as diversas modalidades praticadas no Estado, como: surf, arvorismo, rapel, vela, remo e trilhas, o voo livre vem se destacando e atraindo atletas e viajantes de várias partes do mundo.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiAliás, o Estado reúne dezenas de rampas distribuídas por diversos municípios, todas com cenários impressionantes e condições ideais para voos recreativos e competições internacionais. Portanto, cidades, como: Baixo Guandu, Vargem Alta, Castelo, Alfredo Chaves e Pancas recebem etapas nacionais e mundiais de parapente e voo livre, movimentando o turismo e a economia local.
Leia também: Oito destinos no Brasil despontam como tendência de viagem em 2026
Sendo assim, confira algumas das principais rampas do Espírito Santo:
Rampa de Cachoeira Alta – Alfredo Chaves

A 86 km de Vitória, a Rampa de Cachoeira Alta oferece 450 metros de altitude e paisagens de tirar o fôlego. Aliás, de lá, é possível avistar o litoral e pousar em praias como Guarapari, Anchieta, Iriri, Piúma e Itaipava. A região ainda conta com belas cachoeiras e diversas opções turísticas.
Rampa de Ubá – Castelo

Considerada uma das melhores rampas do mundo, Ubá fica a 28 km do centro de Castelo. Com 902 metros de altura e 740 de desnível, o local já sediou campeonatos nacionais e internacionais. Inclusive, a infraestrutura inclui banheiros, lanchonete, estacionamento e áreas sombreadas.
Rampa do Caravaggio – Santa Teresa

A 11 km do centro, a famosa rampa do Caravaggio é uma das mais desafiadoras do país. São cerca de 915 metros de altitude, com uma vista panorâmica impressionante. Portanto, o local oferece excelente infraestrutura: banheiros, estacionamento, voos duplos credenciados, lanchonete e sinalização completa. Funciona aos fins de semana e feriados, com entrada a R$ 5.
Rampa do Mirante Alto Formoso – Cachoeiro de Itapemirim

Com acesso asfaltado e vista privilegiada das montanhas e dos distritos de Soturno e Jironda, a Rampa do Mirante fica no km 18 da rodovia Cachoeiro–Vargem Alta. O espaço possui banheiros, chuveiros, restaurante e bar, sendo um dos cartões-postais mais visitados da região Sul.
Rampa do Monjolo – Baixo Guandu

Conhecida como a “Havaí do Voo Livre”, a rampa oferece condições excepcionais para decolagens. São 860 metros de altitude e 710 de desnível, com ampla área para voos simultâneos e diversas opções de pouso. O local recebe melhorias contínuas e funciona com serviço de bar aos domingos e feriados.
Rampa dos Apeninos – Castelo

Localizada a 13 km da sede, a rampa dos Apeninos tem 650 metros de altitude e 560 de desnível. O pouso oficial fica na Fazenda das Flores, mas várias alternativas podem ser utilizadas. Inclusive, o visual da região é considerado um dos mais belos do Brasil para a prática do esporte.
Rampa Pedra da Colina – Pancas

Com 565 metros de altitude, a rampa oferece vista privilegiada do “Mar de Morros” capixaba. Recebe pilotos de vários países e abriga competições nacionais e internacionais. Aliás, a cidade também é ideal para quem gosta de motocross, jipes, trilhas e agroturismo.
Rampa Pedra do Urubu – Viana
Próxima à BR-262, a Pedra do Urubu possui 300 metros de altura, estrutura com restaurante e banheiros, além de área de pouso ampla. Acessível e perto da capital, é um dos destinos preferidos para voos rápidos e contemplação da paisagem.
Portanto, com tantas opções e paisagens inesquecíveis, o Espírito Santo se consolida como um paraíso para praticantes de voo livre e apaixonados por turismo de aventura.
Com informações da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).