Chegou a temporada de cruzeiros: veja os roteiros e novidades deste ano

Começou oficialmente a temporada de cruzeiros 2025/2026 no Brasil, marcada pela chegada do navio MSC Preziosa a Salvador (BA), na última semana. Com duração prevista de seis meses, o período contará com mais de 160 roteiros e 600 escalas em 16 destinos, totalizando 670 mil leitos disponíveis nos sete navios que vão percorrer a costa brasileira.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiInclusive, o incentivo aos cruzeiros integra a estratégia do Ministério do Turismo dentro do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que estabelece metas para impulsionar o setor nos próximos anos. O ministro Celso Sabino destaca que o momento é histórico para o país. “O turismo no nosso país vive o melhor momento da história, com recorde de turistas internacionais, faturamento e geração de empregos, e o setor de cruzeiros representa uma fatia importante dessa contribuição”, afirmou.
Leia também: Entre fé e turismo: o Buda Gigante de Ibiraçu encanta quem passa pelo ES
No entanto, os embarques e desembarques acontecerão em: Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Maceió (AL), Itajaí (SC) e Balneário Camboriú (SC). Este último estreando como porto de acesso. As viagens incluem ainda paradas em: Angra dos Reis, Búzios, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Porto Belo e Recife. Além de destinos internacionais como Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este.
Temporada de cruzeiros aquece a economia
Um estudo da CLIA Brasil em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que o impacto econômico médio por passageiro é de R$ 710 nas cidades de escala e R$ 920 nos locais de embarque e desembarque. Inclusive, o segmento movimenta diferentes setores da economia, como comércio, transporte, hotelaria e gastronomia, gerando emprego e renda em diversas regiões.
Além das rotas de cabotagem, 21 navios internacionais farão escala no Brasil. Elas conectam o país a grandes rotas marítimas e fortalecendo destinos, como: Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio Grande do Sul. Essas operações ampliam a presença do Brasil no turismo marítimo global.
Portanto, para o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz, a nova temporada reforça o papel estratégico do setor. “A indústria segue investindo em sustentabilidade e inovação, com foco na excelência das experiências oferecidas aos cruzeiristas. Aliás, é um produto capaz de gerar oportunidades e impulsionar o turismo brasileiro”, destacou.
Com informações do Ministério do Turismo.