Turismo

Cidade capixaba reúne o maior número de lagoas da América Latina

O município concentra 84% de toda a água doce do Espírito Santo

Pammela Volpato Pammela Volpato

Linhares, Lagoa Juparanã
Foto: Yuri Barichivich

Localizado no Norte do Espírito Santo, o município de Linhares é um destino que surpreende os amantes da natureza com sua riqueza hídrica. Conhecida como a “cidade das águas”, Linhares abriga 69 lagoas, de acordo com dados da Prefeitura. Elas são verdadeiros paraísos para quem busca tranquilidade, aventura e belezas naturais.

Desta forma, o município concentra 84% de toda a água doce do Espírito Santo! Entre as diversas lagoas da região, algumas se destacam tanto pelo tamanho quanto pela estrutura turística que oferecem.

Foto: Felipe Reis / Prefeitura de Linhares

Conheça as principais lagoas de Linhares:

Lagoa Juparanã

O principal cartão postal da cidade é a majestosa Juparanã, a maior lagoa do Brasil em volume de água doce e a segunda maior em extensão geográfica. São 26 quilômetros de comprimento por até 5,5 quilômetros de largura, segundo o IBGE. Por conta da enorme extensão, é um ponto perfeito para atividades como pesca, esportes náuticos e passeios de barco.

Lagoa Juparanã em Linhares
Foto: Sagrilo / Setur

A origem do nome veio do idioma Tupi, que quer dizer “mar de água doce”. A saber, a lagoa é tão grande que ultrapassa os limites do município, fazendo divisa com as cidades de Rio Bananal e Sooretama.

Na Juparanã, além da imensidão de água doce, outro detalhe que atrai os olhares é a Ilha do Imperador. Livros escritos por historiadores revelam a passagem de Dom Pedro II pelas terras capixabas. Segundo registros, o espaço foi visitado pelo imperador em 1860 e, por esse motivo, ficou tradicionalmente conhecido. O acesso só é feito por barco e no local é possível apreciar a vegetação nativa, o que agrega ainda mais beleza a esse paraíso capixaba.

Lagoa Nova

Uma das mais belas da região, a Lagoa Nova é um refúgio de tranquilidade. Paraíso natural, ela é ideal para quem busca momentos de descanso e contemplação. Sua água cristalina e cercada pela natureza preservada a tornam perfeita para piqueniques, caminhadas ecológicas e banhos refrescantes.

Além disso, conta com estacionamento e uma área para embarque e desembarque de lanchas e jet ski. Também possui estrutura com restaurante que oferece os pratos típicos da região, como a moqueca.

Lagoa do Meio

Localizada mais próxima ao centro urbano de Linhares, a Lagoa do Meio é um ponto turístico de fácil acesso. Ela oferece uma estrutura adequada para quem deseja praticar esportes náuticos, como stand-up paddle e caiaque. Além disso, tem uma orla convidativa para caminhadas e momentos em família.

Lagoa do Meio, em Linhares
Foto: Felipe Reis / Prefeitura de Linhares

Aproveite as belezas naturais de Linhares

Então, se você procura um destino que combine natureza, tranquilidade e aventura, as lagoas de Linhares são uma excelente opção. Seja para um passeio de fim de semana ou uma estadia mais longa, o município oferece uma experiência única, unindo o melhor do ecoturismo capixaba. Sendo assim, não deixe de conhecer esse verdadeiro tesouro natural e explorar cada uma das lagoas que fazem de Linhares um destino imperdível no Espírito Santo.

Leia também: Turismo religioso: distrito de Cachoeiro reúne treze igrejas católicas

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Pammela Volpato
Pammela Volpato

Formada em 2008 pelo Centro Universitário São Camilo, já atuou como repórter em outros veículos de comunicação do Estado, como A Gazeta e A Tribuna, e também desenvolveu atividades de assessoria de comunicação. Atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde fevereiro de 2022.