Turismo

Cidade do ES está entre os Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil

Publicação do Ministério do Turismo destaca Vila Velha e outros destinos capixabas no avanço do modelo de Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil.

Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil
Foto: Everton Thiago

O Espírito Santo ganha protagonismo no avanço do turismo inteligente no país com a consolidação do modelo de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no Brasil. O tema é detalhado na publicação “Avanço do Modelo de Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil”, lançada pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Cidades do Futuro e a Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

O documento analisa a evolução do modelo DTI em território nacional e aponta resultados concretos já alcançados, além de indicar os próximos passos para ampliar a competitividade dos destinos brasileiros. Nesse contexto, o Espírito Santo aparece como um dos estados que avançam na adoção de práticas inovadoras de gestão turística. Isso tudo alinhados à tecnologia, à sustentabilidade e à melhoria da experiência do visitante.

Leia também: Litoral capixaba aposta em orla ativa, cultura e moqueca capixaba

A publicação resulta de um processo colaborativo e multissetorial, que também contou com contribuições de instituições internacionais, como a SEGITTUR, da Espanha, e a Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes (RIDTI). O objetivo central é fortalecer a gestão pública do turismo por meio da inovação. Além disso, o uso estratégico de dados e da integração entre setores, aproximando o Brasil das melhores práticas globais também está presente.

Modelo DTI Brasil

O estudo destaca que o Brasil é o primeiro país da América Latina a desenvolver um modelo de DTI “tropicalizado”, adaptado às características sociais, econômicas e territoriais nacionais. O Modelo DTI Brasil se estrutura em nove eixos estratégicos: Governança, Acessibilidade, Segurança, Inovação, Promoção e Marketing, Mobilidade e Transporte, Tecnologia, Criatividade e Sustentabilidade.

Contudo, segundo o relatório, o conceito de Destino Turístico Inteligente vai além de uma ferramenta técnica. Trata-se de uma política pública capaz de melhorar a qualidade de vida dos moradores, otimizar serviços urbanos e tornar a experiência do turista mais eficiente, segura e integrada.

No cenário nacional, diversas cidades já avançam nessa agenda. Em 2024, Curitiba recebeu destaque internacional ao ser eleita a cidade mais inteligente do mundo no World Smart City Awards. Ao mesmo tempo, municípios como Vila Velha, no Espírito Santo, figuram entre os destinos certificados como DTI em Transformação. Isso ao lado de cidades como Foz do Iguaçu, Goiânia, Santos, Joinville, Fortaleza, São Luís, Gramado e Bonito. Belo Horizonte também aderiu ao modelo por iniciativa própria.

Assim, a presença capixaba nesse grupo reforça o papel do Espírito Santo como um estado atento às novas tendências do turismo. Isso porque o estado aposta em inovação, planejamento e inteligência territorial para fortalecer seus destinos e ampliar sua visibilidade no cenário nacional.

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.