Espírito Santo mostra por que é o novo destino em alta no turismo brasileiro
Entre os destaques da participação capixaba está a Casa Nostra, experiência de turismo inclusivo e sensorial originária de Venda Nova do Imigrante

O turismo capixaba está em destaque na Festuris 2025, uma das maiores feiras internacionais do setor, realizada em Gramado, no Rio Grande do Sul. A partir desta sexta-feira (6) até domingo (9), o Espírito Santo apresenta suas belezas naturais, cultura e gastronomia em um estande de 36 metros quadrados, reforçando seu posicionamento como destino turístico nacional em ascensão.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA participação reúne o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), o Sebrae/ES, o Conselho Estadual de Turismo (Contures) e a Câmara Empresarial de Turismo do Sistema Fecomércio-ES. Inclusive, a proposta é fortalecer a imagem do estado no mercado, promovendo seus principais atrativos e oportunidades de negócios para o setor.
Leia também: Museu do Tropeiro mantém viva a história e movimenta o turismo em Ibatiba
De acordo com o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, o momento é resultado de um trabalho coletivo que tem impulsionado o turismo como vetor econômico. “Nunca houve uma mobilização tão forte em torno do turismo capixaba. Isso porque os números mostram isso. Aliás, o Espírito Santo ocupa a quarta posição no ranking nacional de crescimento das atividades turísticas no primeiro trimestre de 2025”, destacou.
Turismo do Espírito Santo
Entre os destaques da participação capixaba está a Casa Nostra, experiência de turismo inclusivo e sensorial originária de Venda Nova do Imigrante. A feira recriou a atração, que convida o público a viver o turismo acessível e sustentável e reforça o compromisso do Espírito Santo com a inclusão.
Segundo a gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescovi, o Espírito Santo chega à Festuris com uma narrativa madura e estratégica. “Temos uma diversidade organizada e queremos apresentar um turismo sofisticado, capaz de atender diferentes perfis de viajantes. Nossa meta é mostrar um Espírito Santo completo, versátil e preparado para surpreender”, afirmou.
A representação do estado está estruturada em quatro eixos principais: Montanhas, Mar, Cultura e Natureza, que evidenciam as múltiplas possibilidades do destino: do agroturismo e gastronomia de montanha às praias, tradições e roteiros de aventura.
Festuris
Com mais de três décadas de história, a Festuris é reconhecida como a feira de negócios turísticos mais importante das Américas. Aliás, em 2024, reuniu mais de 15 mil profissionais e movimentou cerca de R$ 480 milhões em negócios. Inclusive, a expectativa é de que a edição de 2025 supere esses números e consolide ainda mais o Espírito Santo no mapa dos grandes destinos turísticos do Brasil.
Com informações do Sebrae.