Nova rota do Mercosul une o turismo e a paixão pelo futebol
A iniciativa vai conectar estádios e museus icônicos do futebol em seis países — Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia

A América do Sul ganhou uma nova atração para os amantes do esporte: a Rota Turística de Futebol do Mercosul. Lançada na última quarta-feira (22) pelo Brasil, que atualmente preside o bloco econômico, a iniciativa vai conectar estádios e museus icônicos do futebol em seis países. São eles: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA proposta é transformar a paixão sul-americana pelo futebol em um produto turístico integrado, fortalecendo a marca “Visit South America” e impulsionando o turismo internacional. “Estamos usando a paixão que une nosso continente para criar um produto turístico sustentável e poderoso”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Leia também: Entre fé e turismo: o Buda Gigante de Ibiraçu encanta quem passa pelo ES
No Brasil, farão parte da rota estádios, como: Maracanã, Beira-Rio, Neo Química Arena, Allianz Parque, Arena Castelão, Arena BRB Mané Garrincha, Arena do Grêmio e Vila Belmiro, além dos museus do Futebol, do Flamengo, do Botafogo e do Pelé. No entanto, nos demais países, a lista inclui locais emblemáticos como La Bombonera, o Estádio Centenario de Montevidéu e o Museu da Conmebol.
Inclusive, o projeto reforça o valor cultural do futebol e sua ligação com o turismo. Isso destaca o potencial econômico e simbólico do esporte para o continente. Portanto, quatro estádios brasileiros da rota sediarão os jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027, que acontecerá pela primeira vez na América Latina.
Com informações da Agência Brasil.