Turismo

Nova rota do Mercosul une o turismo e a paixão pelo futebol

A iniciativa vai conectar estádios e museus icônicos do futebol em seis países — Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia

O estádio do Maracanã está na Rota turística do futebol do Mercosul
Foto: Freepik

A América do Sul ganhou uma nova atração para os amantes do esporte: a Rota Turística de Futebol do Mercosul. Lançada na última quarta-feira (22) pelo Brasil, que atualmente preside o bloco econômico, a iniciativa vai conectar estádios e museus icônicos do futebol em seis países. São eles: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A proposta é transformar a paixão sul-americana pelo futebol em um produto turístico integrado, fortalecendo a marca “Visit South America” e impulsionando o turismo internacional. “Estamos usando a paixão que une nosso continente para criar um produto turístico sustentável e poderoso”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Leia também: Entre fé e turismo: o Buda Gigante de Ibiraçu encanta quem passa pelo ES

No Brasil, farão parte da rota estádios, como: Maracanã, Beira-Rio, Neo Química Arena, Allianz Parque, Arena Castelão, Arena BRB Mané Garrincha, Arena do Grêmio e Vila Belmiro, além dos museus do Futebol, do Flamengo, do Botafogo e do Pelé. No entanto, nos demais países, a lista inclui locais emblemáticos como La Bombonera, o Estádio Centenario de Montevidéu e o Museu da Conmebol.

Inclusive, o projeto reforça o valor cultural do futebol e sua ligação com o turismo. Isso destaca o potencial econômico e simbólico do esporte para o continente. Portanto, quatro estádios brasileiros da rota sediarão os jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027, que acontecerá pela primeira vez na América Latina.

Com informações da Agência Brasil.

Com mais de 23 anos de experiência na área, e passagens por diversos veículos de comunicação do Estado, atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde 2021, e está em sua segunda passagem pelo veículo, somando mais de 11 anos de empresa. Formada em História e pós-graduada em Jornalismo Político, atuou também em assessoria de imprensa por mais de 15 anos, além de passagem por emissoras de rádio, TV e revistas em Cachoeiro de Itapemirim.