Quer natureza de verdade? Veja as cachoeiras imperdíveis do Caparaó
O Espírito Santo reúne diversas quedas d’água impressionantes e, por isso, o Guia A selecionou algumas das mais especiais na região do Caparaó

Nessa época de dias quents, geralmente, as praias se tornam os destinos mais procurados. Entretanto, para quem prefere a tranquilidade das montanhas, as cachoeiras do Caparaó surgem como uma alternativa perfeita para aproveitar dias de sol em meio à natureza exuberante.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO Espírito Santo reúne diversas quedas d’água impressionantes e, por isso, o Guia A selecionou algumas das mais especiais na região do Caparaó, uma das áreas mais queridas do Estado. Ao longo dos 12 municípios que formam essa região, o visitante encontra paisagens marcadas por cultura, tradição e hospitalidade.
Leia também: Cinco destinos capixabas surpreendentes para colocar no seu roteiro
Assim, ao chegar ao Caparaó, é difícil não sentir a energia acolhedora dos moradores, que preservam costumes, fé e modos de vida que aproximam o visitante de suas raízes.
Além da receptividade, as belezas naturais são o grande destaque. Por isso, quem busca um ambiente calmo, cercado de verde e com oportunidades para se refrescar encontra nas cachoeiras locais o destino ideal.
Confira as cachoeira imperdíveis do Caparaó!
Cachoeira do Córrego de Santa Rosa – Muniz Freire

Também chamada de Cachoeira dos “Pimenta”, ela se destaca pelas águas transparentes e piscinas naturais. Além disso, está inserida em área de vegetação nativa preservada e oferece acesso fácil, pois quase todo o caminho é calçado. Fica a 11 km da sede e a entrada é gratuita. –
Cachoeira da Fumaça – Alegre

Considerada o principal atrativo turístico de Alegre, a Cachoeira da Fumaça é a maior do Espírito Santo, com 144 metros de altura. Situada no Parque Estadual de mesmo nome, ela oferece entrada gratuita e não exige agendamento. O visitante pode conhecer mirantes, praticar escalada, fazer rapel, aproveitar as poças d’água e registrar belas fotos.
Cachoeira e Poço do Egito – Iúna

Muito conhecida nas redes sociais, a cachoeira impressiona pelas águas verdes translúcidas e pela paisagem cinematográfica. Além disso, a região oferece restaurante e banheiros para mais conforto.
Cachoeira do Segredo – Iúna

Localizada na Comunidade do Rio Claro, próxima à divisa com Minas Gerais, essa cachoeira fica em propriedade particular e conta com dois belos poços de águas verdes cristalinas. Além disso, o espaço oferece camping, chuveiros quentes, Wi-Fi, estacionamento, restaurante e hospedagem com café da manhã.
Cachoeira do Rogério – Iúna

Eleita pelo Parque Estadual do Caparaó como a mais bonita da região. Além disso, está próxima de outras atrações, como o Poço do Egito, o Poço das Antas e a Cachoeira do Segredo, o que permite combinar vários passeios em um só dia. No trajeto, o visitante ainda passa pela Cachoeira das Andorinhas e pela Fazenda de Café Ninho da Águia. Vale reforçar: é proibido usar protetor solar, levar caixas de som, alimentos ou qualquer item que prejudique as águas.
Parque Nacional do Caparaó
Vale Verde

A primeira parada do parque é também a de acesso mais fácil. O Vale Verde reúne cachoeiras, trilhas, piscinas naturais, mirante e a trilha que leva à Gruta do Jacu. Com percurso de 800 metros, a trilha é rápida, leve e cercada pela Mata Atlântica.
Cachoeira Bonita

Com 80 metros de altura divididos em dois degraus, a Cachoeira Bonita impressiona pelo volume de água e pelo poço cristalino aos seus pés. A trilha até ela tem cerca de 300 metros e é considerada simples, sendo mais um caminho do que uma trilha fechada.
Vale Encantado

Provavelmente o ponto mais famoso do parque, o Vale Encantado atrai mais visitantes até mesmo que o Pico da Bandeira. Isso porque suas piscinas naturais formam um cenário único e de fácil acesso. Depois de chegar à Tronqueira, basta seguir uma trilha leve de aproximadamente 400 metros, com duração de 10 a 15 minutos.
Com informações das Prefeituras das cidades citadas.