Trilha do Tamandaré: a caminhada que revela os segredos da antiga Itaúnas
Do ponto de partida até a casa do Tamandaré, o percurso tem aproximadamente 700 metros, com mais 400 metros de caminhada até a praia

Em meio às paisagens de areia e restinga do Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, uma trilha guarda a memória viva de um antigo morador: Carlos Bonela, conhecido como ‘Tamandaré’. Agricultor da velha Vila de Itaúnas, soterrada pelas dunas há décadas, ele deu nome a um dos percursos mais visitados do parque.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiPortanto, a Trilha do Tamandaré conduz os visitantes até a antiga casa onde o agricultor viveu. Técnicos do parque restauraram a construção, única remanescente da vila original, e a incluíram no roteiro turístico da região.
Leia também: Entre dunas e forró: descubra o charme e os segredos de Itaúnas
Do ponto de partida até a casa do Tamandaré, o percurso tem aproximadamente 700 metros, com mais 400 metros de caminhada até a praia. Aliás, o trajeto pode ser feito em cerca de 30 minutos, em ritmo tranquilo.
Trilha do Tamandaré
Ao longo do caminho, o visitante encontra placas interpretativas que revelam informações, fatos históricos e curiosidades sobre a trilha e sobre a antiga Vila de Itaúnas, tornando o passeio ainda mais interessante e educativo.
A trilha, que atravessa dunas, restingas e áreas alagadas do Rio Itaúnas, mantém viva a história de um povoado que desapareceu sob a areia. Mas, segue pulsando na lembrança de quem caminha por seus caminhos.