ads-geral-topo
Turismo

Turismo no ES: o que fazer em dois dias em Conceição do Castelo?

Com uma população aproximada de 12 mil habitantes, Conceição do Castelo é um município acolhedor e repleto de belezas naturais que encantam moradores e visitantes

Por Redação

em 10 de nov de 2023, às 13h20

17 mins de leitura

Foto: Divulgação/Governo do ES

O Espírito Santo é um estado rico em belezas naturais e suas cidades são um atrativo à parte para atrair anualmente milhares de turistas. As paisagens deslumbrantes, tranquilidade e o clima europeu de Conceição do Castelo têm sido o destino ideal para quem procura relaxar e desfrutar de momentos de conexão com a natureza.

Vale do Emboque, um dos pontos turísticos de Conceição do Castelo (Foto: Governo do ES)

Com uma população aproximada de 12 mil habitantes, Conceição do Castelo é um município acolhedor e repleto de belezas naturais que encantam moradores e visitantes, o município é rico em potencial hídrico, onde se destacam inúmeras cachoeiras de águas cristalinas como a Cachoeira dos Filetes, a Cachoeira do Vargas, a Cachoeira da Fumaça, entre outras.

Conceição do Castelo é um dos poucos municípios do Espírito Santo com cobertura vegetal de Mata Atlântica, com diversas espécies de madeira-de-lei e animais nativos. Possui terras altas, clima e paisagem de montanha, relevo fortemente ondulado e montanhoso e não tem divisão administrativa, sendo a sede e o distrito único.

Festas tradicionais

O clima e as paisagens são os grandes atrativos de Conceição do Castelo, mas a cidade se destaca também pelos eventos, que atraem muitos turistas para a região.

Com o slogan de Carnaval da Família, os dias de folia no município reúnem tradição, resgate cultural e uma programação voltadas para que as famílias participem juntas do Carnaval. A festa reúne centenas de pessoas, com programação durante o dia nas tradicionais cachoeiras, e shows na praça central da cidade.

A emancipação política da cidade é comemorada no dia 9 de maio, e todos os anos a Prefeitura do município prepara uma programação com desfie escolar, eventos culturais e shows para celebrar a data. O evento faz parte do calendário oficial da cidade é uma data aguardada, pois movimenta toda a economia de Conceição do Castelo.

Em maio também é realizada a Festa da Fruta, no distrito de Santa Luzia. A festa oi a primeira a ser realizada em Conceição de Castelo e seu valor histórico é incontestável. O evento reúne as histórias de pertencimento dos agricultores locais, que são vistos como principal fonte de renda da região.

Dança folclórica em Conceição do Castelo
Festa Portugália, em Conceição do Castelo (Foto: Divulgação)

Em junho acontece na cidade a tradicional Festa Portugália, um movimento turístico e cultural, que busca preservar aspectos culturais de portugueses e italianos de Conceição do Castelo. O evento resgata a história e celebra a cultura do município.

Já em agosto, é realizado o maior evento do município: a Festa do Sanfona, que celebra tradições, apresenta novos talentos e divulga o turismo e a cultura do município, com uma grande programação e shows nacionais.

Outro evento cultural do município é a Folia de Reis, um festejo religioso com muita música, praticado pela igreja Católica e que foi trazido para o Brasil no período colonial pelos portugueses, em meados do século XIX.

Em Conceição do Castelo, a Folia de Reis existe há muitos anos e já passou por várias composições de membros, permanecendo como manifestação cultural até hoje. A Folia de Reis de Conceição do Castelo se apresenta em feiras culturais, festas e eventos, sendo uma forte referência cultural do município.

O que fazer em dois dias em Conceição do Castelo?

Conceição do Castelo está localizada em meio a montanhas e vales, proporcionando paisagens deslumbrantes, que atraem turistas em busca de contato com a natureza e atividades ao ar livre. Em dois dias, os turistas podem aproveitar bastante. Confira como!

Vale do Emboque

O Vale do Emboque é uma das belezas naturais de Conceição do Castelo. Localizado na comunidade de Monforte Frio, a 15 km da sede, o atrativo encanta pela paisagem bucólica.

O local abriga uma quantidade de belezas naturais e históricas. É um dos mais belos pontos do turismo de aventura no município de Conceição do Castelo, e é considerado uma das paisagens mais lindas do Espírito Santo.

O Vale do Emboque também é muito conhecido pelos turistas e visitantes por receber expedições tropeiras através da sua antiga Rota Imperial.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Castelo

Casa do Artesão

A Casa do Artesão está localizada na praça central de Conceição do Castelo, a Praça Osvaldo de Melo Rigo, inaugurada em 2005. O empreendimento surgiu de uma necessidade da comunidade e foi instituída durante uma reunião da Associação de artesãos de Conceição do Castelo, responsável por mantê-la.

A arquitetura rústica da todo um charme a construção e a deixa ainda mais atraente. Já virou destino para todos os turistas e faz parte do Circuito Caminhos do Imperador, como ponto turístico a ser visitado.

Atendimento ao público:

  • Aberto todos os dias das 8h às 17h
  • Contato pelo telefone: (28) 99915-9644
  • No local, há o posto de informações turísticas, vendas de artesanatos e produtos agroindustriais, além de agendamento de visitas em outros locais.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Castelo

Cachoeira dos Vargas

A Cachoeira dos Vargas está situada no sítio da família Vargas, a 1,5 km da sede do município, na comunidade de Ribeirão da Conceição.

A cachoeira é propícia para banho, e conta com: área para churrasco, campo de futebol de areia, bar, trilha na mata, parquinho, piscina com água natural e área de camping.

É considerada uma das principais atrações turísticas de Conceição do Castelo. Para os que gostam de um belo visual em apreciar a natureza e clima aconchegante faz do cenário um privilégio. Nos finais de semana a música ao vivo garante muita animação.

Atendimento ao público:

  • Sexta a domingo e feriados das 8h00 às 18h
  • Contato: (28) 99983-0938 / (28) 99918-4269 / (28) 99925-1196
  • E-mail: [email protected]

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Castelo

Cachoeira dos Filetes

A Cachoeira dos Filetes fica na comunidade de Ribeirão do Meio, a aproximadamente 2,5 km da sede. A cachoeira é propícia para o banho, e conta com área para pequenos eventos, barzinho, trilha na mata e área de camping.

Atendimento ao público:

  • Sábado, domingos e feriados das 10h às 20h
  • Contato pelo telefone: (28) 99886-3654

Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Castelo

Cachoeira da Fumaça

A Cachoeira da Fumaça está a 2,0 km da sede do município. É considerada a cachoeira mais bonita da cidade e com a maior queda de água, devido ao grande contraforte rochoso que a envolve.

A cachoeira é realmente um cartão postal de Conceição do Castelo e recebe turistas todo o ano.

Atendimento ao público:

  • Está aberto à visitação todos os dias

Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Castelo

Trilha Imperial Jequitibá Centenário

A Trilha Imperial, também conhecida por trilha do Jequitibá, é uma homenagem a um exemplar centenário. A árvore, que precisa de pelo menos nove pessoas para abraçá-la, fica próxima a um trecho marcado por pedras, feito por escravos durante o período do Brasil Imperial.

A trilha abrange parte da Mata Carolina, que faz parte da Mata Atlântica. Dá para ir de carro até certo ponto. Depois tem que caminhar até o Jequitibá. A trilha é fácil, tranquila e também muito frequentada. Para os visitantes será realmente um turismo de grande aventura.

A Caminhada na trilha imperial prossegue por várias propriedades rurais, com passagens em trilhas entre florestas nativas, remanescente da mata atlântica, grandes pedras, pastagens, lagos e estradas vicinais. A visita ao Jequitibá centenário, localizado na propriedade da família Oliveira, é considerado o ponto alto.

O Jequitibá Centenário, faz parte do percurso onde passava o trecho da Estrada Real, hoje parte do Projeto Rota Imperial por onde passou o imperador Dom Pedro II com sua comitiva, com destino às minas de ouro, em Minas Gerais.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Castelo

Pico do Urubu

O Pico do Urubú está localizado no ponto mais alto de Conceição do Castelo, na comunidade de Estreito, aproximadamente 9 km da sede.

O Pico do Urubú tem 1.400 metros de altitude. O acesso até o local é bastante íngreme por meio de estrada de chão. O local exibe uma vista panorâmica sobre toda a cidade.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Castelo

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Conceição do Castelo possui igrejas das mais variadas épocas e estilos. As construções, em traços arquitetônicos diversos, são documentos vivos da história religiosa do Espírito Santo.

A Igreja Nossa Senhora da Conceição é palco da Festa da Padroeira e procissão que acontece no dia 8 de dezembro, em homenagem a Santa.

A Igreja Nossa Senhora da Conceição tem construção datada em 1754, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição das Minas de Castelo.

Em 1887, recebeu a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida em cedro-do-líbano, na cidade de Dourose, em Portugal, trazida pelo português, José de Souza Pinto, que a doou para a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, hoje conhecida como Igreja da Matriz.

Com a fachada composta de três andares, a igreja possui com um grande altar no centro e várias imagens de santos e santas. A imagem de Nossa Senhora da Conceição é a representação mais significativa para os fiéis.

Atendimento ao público:

  • Está aberto à visitação todos os dias
  • Contato da Secretaria da Igreja: (28) 3547-1262 (segunda a sexta-feira, de 7h às 17h).

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Castelo

Capela Santo Antônio do Areião

A Capela de Santo Antônio do Areião foi fundada em 19 de agosto de 1956, e possui uma enorme escadaria com aproximadamente 100 degraus. Localizada a 17 km da sede do município, fica na comunidade de Santo Antônio do Areião, no ponto mais alto da comunidade. Possui arquitetura espanhola e guarda até os dias atuais seus traços originais.

Reza a lenda, que o padre responsável pela paróquia não queria que a comunidade construísse uma igreja. Mas, pressionado por ela, o padre se viu num dilema. Viajou então para a Espanha e trouxe de lá uma planta, que em sua opinião, era impossível de ser construída, imaginando que assim a comunidade desistiria.

No entanto, aconteceu exatamente o contrário. Diante do desafio, a comunidade se uniu, e mais forte, construiu o que hoje é um dos belos pontos turísticos de Conceição do Castelo.

Atendimento ao público:

  • Está aberto à visitação todos os dias

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Castelo

Memorial Frei Alaor dos Santos

O Memorial Frei Alaor dos Santos foi fundado em 29 de agosto de 2004 e está localizado ao lado da Praça Osvaldo de Melo Rigo, no centro de Conceição do Castelo.

A urna mortuária veio do Rio de Janeiro, trazida pela comunidade da Paróquia de São Januário e Santo Agostinho, até chegar em Conceição do Castelo.

O Memorial é uma obra de fé, da espiritualidade, da generosidade e da gratidão popular em homenagem ao Frei Alaor dos Santos. Personalidade inseparável da história da cidade e da vida de milhares de pessoas pelo Brasil.

Frei Alaor foi o primeiro pároco a presidir a paróquia de Conceição do Castelo. Vários milagres são atribuídos ao Frei no decorrer da sua história de vida.

Atendimento ao público:

  • Aberto à visitação todos os dias, de 7h às 18h
  • Contato: (28) 3547-1262/(28) 98805-9507/(28) 99902-8798

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Castelo

Fazendas Históricas

O patrimônio histórico de Conceição do Castelo é constituído de velhos casarões, como: Fazenda Santa Helena, Fazenda Santa Tereza, entre outras.

Fazenda Santa Helena

A Fazenda Santa Helena está localizada na divisa com Castelo, a 24 km da sede, na comunidade de Santa Helena. Do ponto de vista histórico, esta é a fazenda mais importante de Conceição do Castelo, pois lá viveu o Barão de Guandu, um rico fazendeiro brasileiro, influente na produção cafeeira do Brasil e Espírito Santo.

A fazenda encontra-se em estado de quase ruínas, mas ainda guarda seus traços históricos, lembranças e relíquias da época da escravidão da época do Período Colonial.

Atendimento ao público:

  • Está aberto à visitação todos os dias

Fazenda Santo Antônio

A Fazenda Santo Antônio está localizada na região de Santo Antônio do Areião, a 17 km da sede de Conceição do Castelo, e todo seu percurso é por estrada asfaltada.

A Fazenda Santo Antônio do Areião, um casarão histórico que foi uma das moradas do Marechal Tristão Alencar Araripe, personagem importante para conhecer e entender a colonização da região de Castelo, da qual Conceição do Castelo fez parte, até sua emancipação em 1964.

Atendimento ao público:

  • Está aberto à visitação todos os dias

Fazenda Santa Tereza

A Fazenda Santa Tereza está situada a 20 km da sede e possui uma história riquíssima. O estado físico da fazenda está em melhores condições, possui móveis antigos da casa e ainda tem um tronco de ferro, onde os escravos recebiam castigos e entre outros pertences da época colonial.

A propriedade chegou a ter armazéns, paióis, senzalas, engenhos de beneficiamentos de café e arroz, além de moinhos, oficina e uma capela, formando assim um pequeno povoado. Após a exploração do ouro, os colonizadores passaram a se interessar pela agricultura, tendo como destaque a lavoura cafeeira.

Atendimento ao público:

  • Está aberto à visitação todos os dias

Agroturismo

Muitas fazendas e sítios de Conceição do Castelo abrem suas porteiras para receber aqueles que buscam o contato com a vida no campo.

Nas propriedades podem ser adquiridos: queijos, biscoitos, pães, bolos, vinhos, licores, doces, polpa de frutas, linguiça, mel, macarrão, pó de café, temperos, salgados, fubá, açúcar e mariolas.

Além disso, o visitante tem a oportunidade de participar e presenciar o processamento dos produtos, e também desfrutar da natureza exuberante, com passeios por trilhas na Mata Atlântica preservada e revigorantes banhos de cachoeira.

Conheça algumas agroindústrias do município e produtores de artesanato:

R & R Produtos Caseiros   

  • Pães, Bolos, Biscoitos, Roscas, Bolo confeitado, Tortas doces e salgadas
  • Produzido por: Regina Célia Cocco Maretto e Rita Cocco Lozório
  • Endereço: Santa Luzia – 6 km da Sede – Zona Rural
  • Telefone: (28) 99918-5867

Produtos Marip        

  • Agroindústria Artesanal Rural
  • Produzido por: Maria da Penha Pancieri Pinto e Família
  • Endereço: Viçosa – Zona Rural
  • Telefone: (28) 99915-9644

MariMassas

  • Produtos Caseiros
  • Produzido por: Luciana Ferreira
  • Endereço: Vargem Alegre – Zona Rural
  • Telefone: (28) 99918-4327

Recanto Verde Produtos    

  • Agroindústria Artesanal Rural
  • Produzido por: Jesualda Botacin
  • Endereço: Barro Branco – Zona Rural – Sítio Recanto Verde
  • Telefone: (28) 9938-4273

Fubá Bela Vista

  • Agroindústria Artesanal Rural
  • Produzido por: José Fim e Família
  • Endereço: São José da Bela Vista – Zona Rural
  • Telefone: (28) 99956-3819

Vô Luiz 

  • Vinhos de Jabuticaba (Vinho Branco Suave, Vinho Rosê Suave, Vinho Tinto Suave e Vinho Branco Seco)
  • Produzido por: Anselmo Dalbó e Família
  • Endereço: Mata Fria – Zona Rural – Sítio Mata Fria
  • Telefone: (28) 99915-6842/(28) 99924-9293
  • E-mail: [email protected]

Café da Rota

  • Café Torrado, Míodo e 100% Arábica
  • Café Especial das Montanhas do Espírito Santo
  • Produzido por: Renata Vargas Rigo de Souza
  • Endereço: Estreito – Zona Rural – Sítio Paraíso
  • Telefone: (28) 3547-1122

Pierina Artesanatos  

  • Bonecas, Caixas Decorativas e Flores de Tecidos
  • Produzido por: Pierina Dalva Mareto Cardoso
  • Endereço: R. Edson Altoé, 244, B. Pedro Rigo
  • Telefone: (28) 3547-1220

Polpa de Frutas         

  • Agroindústria de Polpa de Frutas
  • Produzido por: Jair Pastori
  • Endereço: Água Limpa – Zona Rural
  • Telefone: (28) 99956-9533

Associação das Voluntárias Pró – Hospital N. S. da Penha

  • Artesanato em Geral
  • Endereço: R. José Oliveira Souza, B. Pedro Rigo
  • Telefone: (28) 3547-1384

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)    

  • Artesanato em Geral
  • Endereço: R. Adalto Ferreira da Motta, 120,
  • Telefone: (28) 3547-1883

Contendas – Produção de Mariolas        

  • Indústria e Comércio de Gêneros Alimentícios
  • Produzido por: Carlim Bravim e Darci Zanoli
  • Endereço: Santa Luzia – Zona Rural
  • Telefones: (28) 3547-1538/(28) 99916-1180

Cachaça Artesanal Colombini

  • Cachaça Artesanal
  • Produzido por: Nilsimar Colombini
  • Endereço: Fazenda Viçosa
  • Telefone: (28) 99884-4818

Como chegar em Conceição do Castelo?

Conceição do Castelo faz divisa ao norte com Brejetuba e Afonso Cláudio; ao sul com Castelo; a leste com Venda Nova do Imigrante, e a oeste com Muniz Freire.

O acesso ao município é BR-262 e por Rodovias Estaduais asfaltada, a ES 472 – Francisco Vieira de Melo, a ES 195 – Deco Bonicenha de Melo e a ES-166 – Pedro Cola.

Para quem vai de Vitória para Conceição do Castelo, o acesso é pela BR-262. O trajeto de 123,6 km é feito em aproximadamente 2h15.

Quem vai de Cachoeiro de Itapemirim para Conceição do Castelo, o acesso pode ser pela ES 166 – Pedro Cola, passando por Castelo, em aproximadamente 1h33 no percurso de 75,2 km.

Ou também pela ES 164 – Gumercindo Moura Nunes, passando por Vargem Alta até acessar a BR-262. O trajeto é de 101,8 km em aproximadamente 2h02, passagens por paisagens exuberantes.

Onde ficar?

Pousada Rota do Imperador

  • Endereço: Avenida Harvey Vargas Grilo, nº 22 – Centro
  • Horário de funcionamento: atendimento 24 horas
  • Telefone: (28) 99993-1224

Hotel Capixaba

  • Endereço: Rua Santa Rita – ao lado da Praça Central, nº 68
  • Horário de funcionamento: atendimento 24 horas
  • Telefone: (28) 99983-2414

Nosso Escritório – Hospedagem Rural

  • Endereço: Monforte Frio, Vale do Emboque
  • Horário de Funcionamento: hospedagem mediante reserva
  • Telefone: (28) 99976-2246 ou (28) 99961-9816

Casa de Campo – Hospedagem Rural

  • Endereço: Sítio Paraíso, à 1 km do centro da cidade.
  • Horário de Funcionamento: hospedagem mediante reserva
  • Telefone: (28) 99904-9415

Onde comer?

Restaurante Santa Luzia

  • Endereço: Rua Fernando Antônio Lopes, 85 – Centro
  • Funcionamento: 11h às 14h, de segunda a sábado
  • Telefone: (28) 99984-2173

Restaurante e Lanchonete Sergipana

  • Endereço: Av. José Grillo – Centro
  • Funcionamento: 11h às 14h, segunda a domingo
  • Telefone: (28) 3547-1131

Restaurante e Pizzaria Delícias da Terra

  • Endereço: R. Santa Rita, 130 – Centro
  • Funcionamento: 11h às 14h, de segunda a domingo
  • Telefone: (28) 99946-0803

Bar do Dudu

  • Almoço aos sábados e domingos 
  • Endereço: R. Santa Rita, 104-124 – Centro
  • Funcionamento: segunda a domingo
  • Telefone: (28) 99886-2604

Lanchonete Ponto Certo

  • Endereço: Rua Santa Rita, 76-102 – Centro
  • Funcionamento: terça a domingo, a partir das 15h
  • Telefone: (28) 99945-6783

Wemer’s Burger

  • Endereço: Rua Santa Rita, 179 – Centro
  • Funcionamento: terça a domingo
  • Telefone: (28) 99905-3005

American Burguer

  • Endereço: Rua Manuel Silvestre, nº 28, Centro
  • Funcionamento: terça a domingo
  • Telefone: (28) 99999-9003

Bar e Lanchonete da Rogéria e do Alemão

  • Endereço: Avenida José Grilo, Pedro Rigo
  • Funcionamento: segunda a domingo
  • Telefone: (28) 99924-1528

K & L Lanches e Salgados em Geral

  • Endereço: Avenida Harvey Vargas Grilo, nº 491, Loja 1, Nicolau de Vargas
  • Funcionamento: terça a domingo
  • Telefone: (28) 99957-6852

Hot Dog do Agno

  • Endereço: Avenida José Grilo, nº 47, Centro
  • Funcionamento: segunda a sábado
  • Telefone: (28) 99989-0930

Paletitas Conceição do Castelo

  • Endereço: Rua Santa Rita, nº 68, Centro
  • Funcionamento: terça a domingo
  • Telefone: (28) 99953-1328

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape