em 28 de maio de 2024, às 17h59
“Treinamento prático em hospitais mudaria a realidade”, diz especialista
A inovação da educação permanente tem o objetivo de preparar os atuais e futuros profissionais da área da saúde para os avanços tecnológicos. No entanto, para ser colocado em prática, é necessário que o tema seja compreendido pelas instituições hospitalares.
Segundo o enfermeiro e coordenador da Unidade de Ensino, Pesquisa e Inovação – Hospital Estadual Doutor Dório Silva – iNovaCapixaba, Dr. Murilo Soares Costa, a especialização e atualização na área da saúde é fundamental.
Leia também: Saúde in Foco: inovação na educação permanente abordará os desafios atuais
“Nós temos uma política de educação permanente do Ministério da Saúde e muitas vezes ela é esquecida. Se todo mundo parar para dar uma lida, vai entender o que é necessário para continuarmos a construir locais para a educação permanente fazer bons treinamentos, por exemplo”, explica
Para ele, a educação permanente precisa ter investimentos. “Até mesmo financeiros. Para ter um local adaptado para fazer os treinamentos, adquirir recursos tecnológicos que ajudem nesse treinamento ou aquisição de um manequim para treinamentos realísticos. É estruturar minimamente um setor para treinamento, que possa ser executado da melhor forma”, continua.