Anvisa manda recolher Furosemida e proíbe venda on-line de outros produtos - confira

Conforme aviso, na última sexta-feira (7), A Anvisa fez o recolhimento de cinco lotes do medicamento Furosemida 10 mg/ml Solução Injetável, fabricado pela Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda. A medida afeta os lotes 25060692, 25060693, 25060694, 25060695 e 25060696, que tiveram comercialização, distribuição e uso suspensos em todo o país.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO recolhimento foi voluntário, comunicado pela própria fabricante após identificar possível fragilidade no vidro das ampolas. O uso do medicamento é amplo no tratamento de edemas decorrentes de doenças cardíacas, renais, pulmonares, cerebrais e também em casos de queimaduras. Além disso, a aplicação da Furosemida acontece no controle da pressão arterial e na indução de urina em situações de intoxicação.
Leia também – Anvisa suspende produtos por irregularidades – saiba mais
Venda de manipulados também foi alvo de proibição
A Anvisa também proibiu a divulgação e comercialização de medicamentos manipulados da empresa Exata Comercial Ltda. A decisão ocorreu após o órgão constatar que a empresa fazia anúncios on-line de produtos manipulados, prática vetada pela RDC 67/2007, que define as Boas Práticas de Manipulação em Farmácias.
A elaboração de medicamentos manipulados deve ocorrer sob prescrição médica, conforme as necessidades individuais de cada paciente, e não podem ser comercializados livremente. A norma visa garantir segurança e evitar o uso inadequado dessas fórmulas.
A resolução completa está disponível no Diário Oficial da União, sob o número RE nº 4.448, de 6 de novembro de 2025.
Com base nas informações do portal Anvisa.