Saúde e Bem-estar

Câncer de mama: orientações para uma mamografia tranquila

Exercício, diagnóstico precoce e informação são as melhores armas contra o câncer de mama.

A foto mostra pessoa fazendo mamografia
FOTO: Freepik

O câncer de mama ainda desperta medo e dúvidas, principalmente em torno da mamografia. Muitas mulheres evitam, desse modo, o exame por receio da dor ou da radiação. No entanto, médicos afirmam que essas preocupações não se justificam. A mamografia salva vidas ao permitir o diagnóstico precoce e aumentar, assim, as chances de cura em até 90% dos casos.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

O oncologista Pedro Exman, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explica que a radiação usada é mínima e segura. O exame, indicado a partir dos 40 anos, detecta alterações pequenas antes mesmo de o tumor se desenvolver.

Leia também – ANS amplia rastreamento de câncer de mama para 40 a 74 anos

Dicas para reduzir o desconforto na mamografia

Para tornar o exame mais tranquilo, a radiologista Érica Endo, do Hospital das Clínicas, recomenda:

agendar a mamografia entre o 7º e o 14º dia do ciclo menstrual, quando as mamas estão menos sensíveis

evitar café, chocolate e alimentos gordurosos ajuda a reduzir o incômodo

Reposição hormonal e câncer: existe relação?

Segundo Exman, a reposição hormonal pode aumentar discretamente o risco de câncer de mama, especialmente, em mulheres com histórico familiar. Por isso, ele reforça a importância do acompanhamento médico.

Atividade física é aliada da prevenção

A prática regular de exercícios reduz o risco da doença entre 20% e 30% e melhora os resultados do tratamento. “Movimentar-se é parte da cura”, afirma o oncologista.

Com mais de 73 mil novos casos esperados neste ano, o câncer de mama segue como o tipo mais comum entre as brasileiras. O novo medicamento incorporado ao SUS para tratar o tipo HER2-positivo representa mais um avanço na luta pela vida.

Com informações do portal Globo.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Formada em Letras e Direito, com especialização em Linguística, Literatura e Publicidade & Propaganda. Possui experiência em Gestão Pública e Pedagógica. Atua na editoria de Saúde e Bem-Estar do AQUINOTICIAS.COM, na plataforma Viva Vida.