Saúde e Bem-estar

ChatGPT e saúde - IA desorientada faz homem adoecer

Homem de 60 anos nos EUA desenvolve doença rara após seguir conselho do ChatGPT e trocar sal por brometo.

Beatriz Fraga Beatriz Fraga

A foto mostra idoso se consultando com IA
FOTO: Freepik

Conforme imprensa médica especializada, um homem de 60 anos, nos Estados Unidos, foi internado com sintomas graves após seguir por três meses uma orientação dada pelo ChatGPT sobre saúde. A inteligência artificial recomendou que ele substituísse o sal de cozinha por brometo, alegando, dessa forma, benefícios à saúde. O conselho resultou em bromismo, uma intoxicação rara que pode causar delírios e alucinações.

O caso foi relatado na revista científica Annals of Internal Medicine por médicos que acompanharam o paciente. Eles afirmam que, no passado, o bromismo provocava diversas internações psiquiátricas, mas hoje é incomum. O episódio levanta um alerta, principalmente, sobre os riscos de confiar apenas em plataformas digitais para orientações médicas. A inteligência artificial é uma ferramenta que pode ajudare não um oráculo. Isso pode acontecer devido ao imediatismo, ao alto custo de consultas médicas e à lentidão de agendamentos de consultas, mas nada legitima trocar um especialista por uma máquina.

Leia também – Inteligência Artificial na saúde amplia o foco no cuidado humano

ChatGPT e saúde – problema

O paciente chegou ao hospital em crise de paranoia. Ele acreditava, desse modo, que o vizinho tentava envenená-lo e que a água filtrada estava contaminada. Inicialmente, os médicos suspeitaram de um transtorno psiquiátrico e o encaminharam para uma ala específica.

Após exames, descobriram que seus níveis de vitaminas e minerais estavam muito baixos. Ao receber suplementação, o paciente melhorou e revelou que trocara o sal por brometo seguindo instrução da IA. Essa prática, mantida por três meses, causou a intoxicação.

Alerta médico sobre a relação entre Chat GPT e saúde

Depois de três semanas internado, os níveis de brometo se normalizaram. Os especialistas reforçam que tecnologias como o ChatGPT não substituem avaliação médica. Segundo o artigo, casos assim mostram como orientações erradas podem gerar doenças evitáveis e graves consequências para a saúde.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui