Saúde e Bem-estar

Diagnóstico precoce avança e amplia chances de cura do câncer, alerta Heci

Referência em tratamento oncológico clínico e cirúrgico, a instituição destaca que exames mais precisos e técnicas modernas ampliam de forma significativa as chances de cura.

Tratamento contra o câncer
Foto: Divulgação

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta quarta-feira (4), o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci), reforça a importância do diagnóstico precoce e dos avanços tecnológicos no enfrentamento da doença. Referência em tratamento oncológico clínico e cirúrgico, a instituição destaca que exames mais precisos e técnicas modernas ampliam de forma significativa as chances de cura.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

O câncer reúne um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado de células. Elas podem invadir tecidos vizinhos e, em alguns casos, espalhar-se para outras partes do corpo. Contudo, quando o diagnóstico ocorre de forma precoce e o tratamento começa rapidamente, os prognósticos se tornam mais favoráveis.

Leia também: Campanha reforça combate à leucemia no Espírito Santo

No Brasil, a doença segue como um dos principais desafios da saúde pública. Estimativas indicam cerca de 704 mil novos casos por ano no triênio 2023–2025, com maior concentração nas regiões Sul e Sudeste. Tumores de mama e próstata lideram os registros, embora a doença também atinja pulmão, estômago, intestino, colo do útero, rins, ovários, bexiga e cavidade oral.

Segundo o chefe do Serviço de Oncologia do hospital, José Zago Pulido, a data busca mobilizar a sociedade e os sistemas de saúde em torno da conscientização, da prevenção e do acesso ao cuidado. Ele destaca que a campanha global “United by Unique” (2025–2027) reforça a necessidade de colocar as pessoas no centro das estratégias, respeitando as particularidades de cada paciente.

Diagnóstico precoce e o tratamento contra o câncer

Nos últimos anos, avanços expressivos transformaram a forma de diagnosticar e tratar o câncer. O uso do sequenciamento genético, como o sequenciamento de nova geração, permite identificar mutações específicas nos tumores, orientando terapias mais personalizadas. Além disso, órgãos reguladores avaliam a ampliação do acesso a esses testes no sistema público de saúde, quando há benefício clínico comprovado.

Paralelamente, melhorias em exames de imagem, como: tomografia computadorizada, ressonância magnética de alto campo e PET-CT, associadas a técnicas de biópsia guiada, ampliaram de maneira decisiva a detecção de tumores em estágios iniciais. Detectar cedo, aliás, permanece como um dos fatores mais determinantes para o sucesso do tratamento.

Cirurgia robótica e técnicas laparoscópicas avançadas

Outro avanço relevante envolve a incorporação da cirurgia robótica e de técnicas laparoscópicas avançadas. Esses procedimentos oferecem maior precisão, menor perda sanguínea e recuperação mais rápida. Inclusive, o Hospital Evangélico de Cachoeiro conta com um Centro de Cirurgia Robótica há cerca de um ano, com centenas de procedimentos já realizados.

Por fim, Pulido reforça que, apesar da complexidade do câncer, o enfrentamento é possível. Para isso, destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e de tratamentos cada vez mais precisos. Além do papel conjunto de pacientes, profissionais de saúde e gestores públicos na redução do impacto da doença na sociedade.

Com informações do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci).

Com mais de 23 anos de experiência na área, e passagens por diversos veículos de comunicação do Estado, atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde 2021, e está em sua segunda passagem pelo veículo, somando mais de 11 anos de empresa. Formada em História e pós-graduada em Jornalismo Político, atuou também em assessoria de imprensa por mais de 15 anos, além de passagem por emissoras de rádio, TV e revistas em Cachoeiro de Itapemirim.