Número de fumantes cresce no Brasil, pela primeira vez, em 20 anos
Número de fumantes no Brasil cresce pela primeira vez em duas décadas, reacendendo alerta de saúde.

O Ministério da Saúde divulgou dados preliminares mostrando que, em 2024, a proporção de adultos fumantes nas capitais brasileiras subiu de 9,3% para 11,6%. Esse crescimento de 25% em apenas um ano interrompe uma tendência histórica de queda. Autoridades de saúde alertam para o impacto dessa mudança, que afeta diretamente a saúde pública.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiNovos produtos e jovens em risco
Especialistas apontam que a popularização de cigarros eletrônicos e outros produtos, como cigarro de palha, estimulou o aumento entre jovens e adultos. Esses produtos atraem novos fumantes e dificultam o controle do tabagismo. Além disso, eles mantêm a dependência química e aumentam o risco de doenças graves.
Leia também – Tabagismo é a causa de 80% dos óbitos por câncer de pulmão, aponta entidade
Riscos do tabagismo e fumante passivo
O tabagismo causa mais de 50 tipos de doenças, incluindo problemas cardiovasculares, respiratórios e cerca de 10 tipos de câncer. Além disso, pessoas que convivem com fumantes enfrentam risco elevado de doenças crônicas, como câncer de pulmão. Por isso, especialistas recomendam acompanhamento médico, estratégias de prevenção e políticas públicas de combate ao tabagismo.
Com informações do portal Agência Brasil.