Saúde

OperaES realiza mais de 900 cirurgias eletivas em outubro no Espírito Santo

De janeiro a outubro deste ano, o OperaES já contabiliza 138,8 mil cirurgias eletivas realizadas em todo o Estado.

Foto: DIvulgação | Governo do ES

O Programa Estadual de Redução de Filas e do Tempo de Espera para Cirurgias Eletivas (OperaES), coordenado pela Secretaria da Saúde (Sesa), realizou 919 procedimentos cirúrgicos em diversas regiões do Espírito Santo ao longo de outubro. No último sábado (25), 177 cirurgias realizadas. A iniciativa amplia a oferta de procedimentos aos finais de semana e em horários estendidos, após as 17 horas, garantindo maior acesso à população.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

As intervenções ocorreram em 16 hospitais, sendo 10 da rede estadual e seis unidades contratualizadas, abrangendo especialidades como ginecologia, ortopedia, oftalmologia, cirurgia geral, vascular, urologia, otorrinolaringologia, além de cirurgias pediátricas e oncológicas.

Leia também: Nova pílula reduz em até 60% o risco de AVC em hipertensos

O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, destacou a importância da iniciativa para reduzir o tempo de espera dos pacientes. “Esse é um esforço contínuo para oferecer aos capixabas um atendimento mais rápido e humanizado. Sabemos o quanto a demora por uma cirurgia impacta a vida das pessoas e de suas famílias”, afirmou.

Trabalho conjunto

A subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Carolina Sanches, acompanhou as ações no fim de semana e destacou os bons resultados obtidos com a estratégia. Segundo ela, ampliar o atendimento para horários alternativos otimiza a utilização da estrutura hospitalar e das equipes médicas, o que possibilita realizar mais cirurgias em menos tempo. “Esse trabalho integrado demonstra o compromisso da rede estadual em garantir eficiência e qualidade nos serviços oferecidos à população”, afirmou.

De janeiro a outubro deste ano, o OperaES já contabiliza 138,8 mil cirurgias eletivas realizadas em todo o Estado. Atualmente, 19.678 pacientes possuem Autorizações para Internação Hospitalar (AIH) emitidas para procedimentos, mas 2.310 deles não têm telefone válido, o que dificulta o agendamento.

Carolina reforçou o alerta sobre a importância de manter o cadastro atualizado. “É essencial que o cidadão mantenha seus dados corretos, especialmente telefone e endereço, para facilitar o contato e o agendamento das cirurgias. “Os cidadãos podem atualizar seus dados diretamente na unidade de saúde mais próxima ou pelo sistema Integra Saúde”, orientou.

O cadastro pode ser feita na plataforma Integra Saúde Capixaba no site integra.saude.es.gov.br. Para isso, o usuário deve entrar com sua conta no Acesso Cidadão. Em seguda, clicar em “Meu Perfil” e corrigir as informações necessárias.

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.