Saúde

Saiba como solicitar absorventes gratuitos pelo SUS

Para a retirada, é obrigatório apresentar documento oficial com foto, CPF e a autorização ativa.

farmácia popular distribui absorventes
Foto: Reprodução

O governo federal ampliou o acesso ao programa Dignidade Menstrual, que oferece absorventes descartáveis gratuitos para mulheres, adolescentes e crianças em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa, em funcionamento desde 2024, tem como objetivo garantir dignidade menstrual e promover o acesso igualitário à higiene básica em todo o país.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Para retirar os produtos nas farmácias populares, é necessário apresentar uma autorização válida por 180 dias, que dá direito a 40 absorventes — quantidade suficiente para dois ciclos menstruais.

Leia também: Anticoncepcional causa fertilidade? veja o que dizem os especialistas

A autorização, que antes podia ser emitida apenas pelo aplicativo Meu SUS Digital, agora também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No aplicativo, basta buscar pelo programa “Dignidade Menstrual” e selecionar a opção “Emitir autorização”.

Podem solicitar o benefício meninas, adolescentes e mulheres entre 10 e 49 anos que atendam a pelo menos dois dos seguintes critérios:

  • Estar inscrita no CadÚnico, com renda familiar de até R$ 218 por pessoa;
  • Ser estudante de baixa renda da rede pública de ensino;
  • Estar em situação de rua.

De acordo com o programa, adolescentes de 12 a 16 anos podem retirar os absorventes sem a necessidade de acompanhamento dos responsáveis. Para a retirada, é obrigatório apresentar documento oficial com foto, CPF e a autorização ativa.

A ação integra uma política nacional voltada à saúde menstrual e à igualdade de gênero, buscando eliminar barreiras de acesso e promover mais autonomia e bem-estar para quem menstrua.

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.