Cachoeiro: artistas podem contribuir na construção de editais culturais
Os artistas poderão contribuir sobre as principais diretrizes que irão nortear a aplicação da Pnab em Cachoeiro

Até a próxima segunda-feira (26), a classe artística de Cachoeiro pode participar da construção dos Editais da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiPara isso, até às 12h, uma escuta pública encontra-se aberta e pode ser acessada, através da plataforma Mapa Cultural, que pode ser conectada via endereço: mapa.cultura.es.gov.br/oportunidade/1427/#info.
Os artistas poderão contribuir sobre as principais diretrizes que irão nortear a aplicação da Pnab em Cachoeiro, com ênfase nas áreas prioritárias para a destinação dos recursos.
Aliás, a construção dos editais destinará cerca de R$ 1,3 milhão para o fomento de atividades culturais no município.
Leia também: Guaçuí: oficinas gratuitas de dança agitam a cidade nesta sexta (23)
Para que serve a escuta pública para a criação dos editais culturais?
A escuta pública, para a criação dos editais de convocação e distribuição dos recursos, é uma exigência do Ministério da Cultura e objetiva dar mais transparência, por meio do aumento da participação social no processo de aplicação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc, e levantar dados a fim de traçar metas para os editais de fomento.
“Dentre as políticas públicas de cultura, os editais de fomento são as ferramentas que mais se consolidaram. Nesse sentido, é importantíssimo ouvir a classe artística em todos os segmentos e manifestações. A participação de todos os que compõem a comunidade cultural direcionará os recursos em direção às verdadeiras demandas do setor. Por isso, mobilize seu segmento e participe”, expressa a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.
Política Nacional Aldir Blanc
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), instituída pela Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022. Visa fomentar a cultura ao apoiar todos os Estados da Federação, o Distrito Federal e os Municípios brasileiros. Os recursos serão repassados por cinco anos.