Curte mergulho? Espírito Santo tem um dos melhores destinos do país
Além da abundância de peixes e corais, Guarapari abriga também o famoso naufrágio Victory8B

O litoral capixaba é perfeito para qualquer tipo de atividade aquática, e o mergulho não pode ficar de lado. O Espírito Santo abriga um dos melhores destinos de mergulho do país!
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiNão há dois mergulhos iguais: cada mergulho é uma experiência única, uma viagem inesquecível às profundezas, cheia de segredos para desvendar. De acordo com especialistas, a melhor opção para se praticar a atividade no Estado é Guarapari. Vale ressaltar que, desde 1997, o destino ostenta o título de município com maior biodiversidade de algas e peixes recifais do país.
Além disso, Guarapari é um dos pontos do litoral brasileiro com maior biodiversidade marinha. Em suas águas constantemente encontramos cardumes de frades, ciliaris e bodiões das mais variadas cores.
Além da abundância de peixes e corais, Guarapari abriga também o famoso naufrágio Victory8B, navio afundado propositalmente em 2003 para se tornar um abrigo para peixes e também um atrativo para mergulhadores.




Conheça os pontos de mergulho mais comuns no Espírito Santo (Guarapari):
1: Ilha Escalvada
A Ilha Escalvada é um clássico do mergulho no Espírito Santo. Localizada em Guarapari, tem seu acesso possível apenas de barco. Os seus corais são um catálogo vivo de invertebrados e peixes recifais, uma delícia para os pesquisadores e fotógrafos submarinos. O vento nordeste predomina e, por isso, o mergulho é realizado em local mais abrigado. Com o vento sul, menos frequente, muda-se o lado de ancoragem.
A paisagem submarina parece pertencer a outra ilha, mais agreste, com grandes pedras que formam grutas e corredores, abrigo de uma quantidade ainda maior de vida! Ponto muito apreciado pelos mais experientes, amantes do mergulho noturno e até pelos mergulhadores técnicos que podem circunavegar a ilha em um único mergulho, sendo considerada um dos melhores recifes biológicos do país.
Além disso, acima da linha d’água a Ilha também possui belos atrativos. Ela abriga um farol de sinalização para os navegantes que foi inaugurado em 1907. Nos anos 20 foi modernizado e passou a funcionar eletronicamente com uma placa de captação de energia solar que recarrega as suas baterias. Da mesma forma, os antigos cilindros de aço que armazenavam o gás foram jogados ao mar tornando-se um ponto curioso de observação para os mergulhadores.
2 : Victory8B
O Victory8B é uma embarcação de bandeira grega com 89m de comprimento, 13m de altura e quase 4 mil toneladas. A Companhia Vale do Rio Doce, a pedido do Banco Central da Grécia, o apreendeu em 1997. Inicialmente, abandonada por sua tripulação depois da apreensão, a embarcação ficou ancorada na entrada do Porto de Vitória. Com os barris de óleo a bordo trazendo riscos de um acidente ecológico no local. Diante dos riscos apresentados a SEAMA-ES incluiu o Victory 8B no Projeto Recifes Artificiais Marinhos do Espírito Santo (RAM-ES), planejando sua reciclagem, limpeza, preparação e afundamento.
Em 2002 a Fundação Cleanup Day através de contrato com o governo, se encarregou de dar sequência ao Projeto. Por fim, em 03/07/2003, eles finalmente afundaram a embarcação entre as Ilhas Rasas e Escalvada, em Guarapari. Hoje o Victory é casa para imensos cardumes que em alguns momentos chegam a cobrir boa parte do naufrágio. O encontro com badejos e meros é também comum neste ponto. Em suma, este é considerado um dos melhores mergulhos em naufrágio do Brasil.
3: Ilhas Rasas
Com quatro pontos de mergulho, as profundidades nas Ilhas Rasas variam entre 8 aos 25m. Polvos, lagostas e diversos tipos de peixes de passagem e entocados habitam o local. Em uma das ilhas existe um naufrágio do Veleiro da enseada que está desmantelado. A visibilidade pode chegar aos 20m. Devido às correntezas é comum realizar um drift dive.
Além disso, há também, um pequeno naufrágio de um pesqueiro de nome Guarani. Conservam algumas estruturas e uma história que anima ainda mais o mergulho entre ciliares e frades. Da mesma forma, os canyons são um ponto interessante; são corredores de pedras do boqueirão da Rasa de Fora onde se encontram diversos tipos de peixes.
4: Bellucia
O Bellucia era um imenso navio cargueiro britânico, com 102 metros de comprimento que navegava próximo as Ilhas Rasas e devido a uma falha nas máquinas ficou à deriva enquanto os responsáveis solucionavam os problemas. Infelizmente não contavam com uma baixa submersa, onde encalhou e ficou cerca de três dias. Em seguida, devido a fortes correntes na área a estrutura não aguentou e veio a pique em fevereiro de 1903.
Sem dúvida um dos melhores mergulhos do Brasil. Contudo, fortes correntezas regem o local. Sendo assim, é necessário ser mergulhador avançado para explorar esse gigante.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726