A cidade de Torrinha, localizada a 260 km da capital paulista, é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e da aventura.
Com suas impressionantes cachoeiras, paredões que chegam a 100 metros de altura, misteriosas cavernas de arenito e vales praticamente intocados, o município revela encantos únicos para os visitantes. O próprio nome da cidade, Torrinha, faz alusão a uma formação rochosa de arenito com 50 metros de altura, que lembra uma torre ou um farol imponente.
Leia também: Praia do Coqueiro, Juca da Mata e Praia do Tombo: paraísos intocados em Anchieta
Turismo de aventura
Para os aventureiros, o destino é ideal! As trilhas e o canyoning pelo córrego São José proporcionam uma imersão no verde exuberante, enquanto a Pedra do Triunfo oferece uma experiência de rapel para os mais destemidos.
Perto dali, na Fazenda da Ponta, um mirante convida a desfrutar de uma vista magnífica e a se lançar em um salto de parapente para os que buscam uma dose extra de adrenalina. As cachoeiras também são espetáculos à parte! A cachoeira do Bissoli, com uma queda de 76 metros em meio à Mata Atlântica, e a cachoeira do Paraíso, que despenca de 85 metros, são locais inesquecíveis para os exploradores.
Para quem prefere um passeio mais tranquilo, a piscina natural ao redor da cachoeira do Mosteiro é ideal para um banho relaxante. Já a antiga Estação Ferroviária, hoje dedicada à arte e à cultura, guarda um pedaço da história de Torrinha. Além disso, ela também abriga uma oficina de luteria especializada na produção e manutenção de violas.
Refúgio espiritual
A espiritualidade também faz parte da identidade do município. A Paróquia São José de Torrinha, construída em meados de 1870 em honra ao padroeiro São José. E o Mosteiro do Paraíso, um lugar sagrado e acolhedor, são pontos altos.
No mosteiro, os visitantes podem degustar chocolates caseiros, trufas e pães de mel, além de visitar três capelas: a de São José do Paraíso, uma réplica da igreja matriz, a de Apresentação do Senhor e a capela da Figueira. Este último local é palco da tradicional festa do Cio da Terra. Realizada em novembro para celebrar o fim da colheita do café, uma das riquezas da região.
Por isso e muito mais, Torrinha é um destino singular que equilibra aventura e serenidade, cultura e natureza. Além disso, mantém vivas as tradições e convidando todos a explorar e vivenciar suas belezas.
Fonte: Catraca Livre
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui