Saúde e Bem-estar

Pele criada em impressora 3D é usada em paciente com queimaduras

Pele impressa em 3D é usada, para tratar queimaduras, com resultados promissores.

A foto mostra impressora 3D
Foto: Freepik

O avanço científico e tecnológico, na área da medicina, apresenta mais uma inovação: pele impressa em 3D. Uma mulher australiana se tornou a primeira paciente mundial a receber um transplante de pele criada em impressora 3D a partir de células do próprio corpo para tratar queimaduras. O procedimento inédito ocorreu em Sydney, como parte de um ensaio clínico liderado pela equipe da Unidade de Queimados.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Impressora 3D

No hospital, a paciente conheceu o Grupo de Pesquisa em Queimaduras e Cirurgia Reconstrutiva, que a apresentou ao ensaio clínico pioneiro. A proposta é a de utilizar células da própria pessoa para imprimir pele diretamente na ferida, com o auxílio de um robô cirúrgico chamado Ligo. Conforme a tecnologia, o uso de biomateriais acontece com precisão no local do trauma, reconstruindo o tecido danificado. A aplicação da pele impressa, dessa forma, realizou-se sobre uma ferida criada durante uma cirurgia de enxerto. Assim, foi feito o teste da resposta do corpo dela ao transplante. Os primeiros resultados indicam cicatrização mais rápida e menos dor.

Potencial para revolucionar o tratamento de queimaduras

De acordo com pacientes com queimaduras extensas costumam enfrentar sérias complicações médicas, como infecções e dores crônicas. Outro problema é a dificuldade de cicatrização, que pode resultar em marcas duradouras, que afetam a mobilidade, a autoestima e a qualidade de vida a longo prazo. Por enquanto, a impressão da pele é testada apenas em feridas criadas cirurgicamente, mas a expectativa da equipe é expandir o uso para o tratamento direto de queimaduras e feridas profundas nos próximos estágios da pesquisa.    

Formada em Letras e Direito, com especialização em Linguística, Literatura e Publicidade & Propaganda. Possui experiência em Gestão Pública e Pedagógica. Atua na editoria de Saúde e Bem-Estar do AQUINOTICIAS.COM, na plataforma Viva Vida.