Descubra a magia da Pedra da Ema, em Burarama, interior de Cachoeiro
Uma falha natural na rocha projeta a imagem perfeita de uma ema quando a luz do sol incide sobre ela

o viajar pela Rodovia ES 482 em direção ao distrito de Burarama, um espetáculo natural dá as boas-vindas: a imponente Pedra da Ema. Este monumento impressionante pode ser avistado de qualquer ponto do distrito. Dessa forma, se destaca como uma verdadeira joia da região.
No coração de Burarama, a cerca de 35 quilômetros do centro da “Capital Secreta do Mundo“, encontra-se uma pedra de 1.500 metros. Uma falha natural na rocha projeta a imagem perfeita de uma ema quando a luz do sol incide sobre ela, criando, desta maneira, um espetáculo visual único.
Contudo, é entre meio-dia e 15 horas, especialmente nos meses de junho a setembro, que a ema se revela com clareza impressionante. Em dias ensolarados, a sombra cria a figura da ave com precisão, enquanto nos dias nublados e chuvosos, a pouca luz impede que a imagem se forme.
Para explorar de perto essa maravilha natural, os visitantes podem seguir uma trilha até a base da Pedra da Ema, com o acompanhamento de guias locais. O trajeto até Burarama é uma viagem encantadora: a cerca de 170 km da capital Vitória, o percurso segue pela BR 101 até o trevo de Cachoeiro, continuando pela ES 482 em direção a Alegre até chegar ao distrito. O trecho final, da rodovia estadual até Burarama, leva aproximadamente 15 minutos.
Por fim, a Pedra da Ema é protegida pela Lei Municipal nº 5484/2003. Trata-se de um patrimônio natural de Cachoeiro de Itapemirim e integrando o Corredor Ecológico Burarama, Pacotuba e Cafundó. A região é um paraíso de belezas naturais, com dezenas de cachoeiras e áreas preservadas da Mata Atlântica, abrigando espécies centenárias de jacarandás, jequitibás e ipês. A fauna local inclui pequenos macacos, capivaras, tucanos, papagaios e seriemas, compondo um ecossistema vibrante e diversificado.

Lenda da Pedra da Ema
A pedra é cheia de mistérios e lendas. Uma delas, contada por moradores, é que um escravo teria enterrado um fazendeiro ao lado de um valioso sino de ouro. Esse tesouro ficava à sombra de uma sapucaieira, na base na pedra. Segundo a lenda, esse fazendeiro teria se transformado em ema para tentar recuperar seu tesouro.
Então, planeje sua visita a Burarama e encante-se com a Pedra da Ema, um destino que promete maravilhar os amantes da natureza e da história.
Leia também: Três praias imperdíveis para conhecer e se apaixonar em Marataízes
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui