Saúde e Bem-estar

Novela chama atenção para leucemia mieloide - saiba mais

A leucemia mieloide compromete a medula óssea, mas diagnóstico precoce e tratamento eficaz oferecem controle e possibilidades de cura.

A fto mostra ator que interpreta personagem com leucemia
FOTO: Redes Sociais

O remake da novela Vale Tudo traz à cena, o problema da leucemia mieloide (LM) é um tipo de cancro que afeta as células da medula óssea, levando à produção descontrolada de glóbulos brancos anormais que prejudicam as células sanguíneas saudáveis, causando sintomas como fadiga, palidez, infecções e hemorragias. Há dois tipos principais: a Leucemia Mieloide Aguda (LMA), que progride rapidamente e requer tratamento imediato, e a Leucemia Mieloide Crônica (LMC), que se desenvolve mais lentamente. Seu controle ocorre com medicamentos

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Leucemia Mieloide Aguda (LMA)

  • O que é: Um tipo de cancro que se manifesta rapidamente, envolvendo mutações genéticas em células-tronco da medula óssea. 
  • Sintomas: Palidez, cansaço, infecções frequentes, sangramentos e hematomas fáceis. 
  • Causas: Mutações genéticas adquiridas nas células-tronco. Alguns fatores podem funcionar como gatilhos: idade, exposição a químicos, radiação ou tabagismo. 
  • Tratamento:Inclui quimioterapia e transplante de medula óssea, com a possibilidade de cura em alguns casos, dependendo da fase da doença e do estado de saúde do paciente. 

Leucemia Mieloide Crônica (LMC)

  • O que é: Um subtipo de leucemia que afeta principalmente adultos e se desenvolve de forma mais lenta. 
  • Sintomas: Pode ser assintomática nas fases iniciais. Os sintomas incluem anemia, fadiga, infecções e sangramentos. 
  • Causas: Uma alteração no DNA das células da medula óssea, especificamente a mutação do cromossoma Philadelphia. 
  • Fases:Desenvolve-se em três fases: crônica (indolente), acelerada (piora dos sintomas) e blástica (acúmulo de blastos nas células). 
  • Tratamento: Não é curável, mas os tratamentos podem proporcionar remissões profundas e prolongadas, mantendo a doença controlada. 

Leia também – Diagnóstico precoce da leucemia aumenta chances de cura

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito através de exames de sangue e, principalmente, por uma análise da medula óssea. Os tratamentos são individualizados, variando conforme o tipo de leucemia (aguda ou crônica), a fase da doença, a idade do paciente e a sua condição geral de saúde

Formada em Letras e Direito, com especialização em Linguística, Literatura e Publicidade & Propaganda. Possui experiência em Gestão Pública e Pedagógica. Atua na editoria de Saúde e Bem-Estar do AQUINOTICIAS.COM, na plataforma Viva Vida.