Casos de câncer em jovens crescem 284%: especialistas respondem dúvidas
Especialistas explicam causas reais e desmentem mitos sobre o aumento de câncer em jovens.

Nos últimos dez anos, os diagnósticos de câncer em jovens adultos até 50 anos aumentaram 284% no SUS, conforme levantamento do DataSUS. Esse aumento gerou dúvidas sobre as possíveis causas, incluindo vacinas, agrotóxicos, adoçantes e fatores do estilo de vida.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiEspecialistas respondem aos principais questionamentos:
1. Vacinas causam câncer?
Não. Nenhuma vacina, incluindo a Covid-19, provoca câncer. Pelo contrário, vacinas como a do HPV previnem tumores, como o de colo do útero. O aumento de casos começou anos antes da pandemia.
2. Agrotóxicos são responsáveis?
Exposição prolongada pode aumentar o risco, especialmente em trabalhadores rurais, mas não explica a explosão de casos. Dieta, sedentarismo e obesidade, por certo, têm impacto muito maior.
Leia também – Câncer em jovens adultos: veja lista dos mais comuns
3. Aspartame causa câncer?
Classificado como “possivelmente cancerígeno” pela OMS, seu consumo dentro dos limites é seguro. O açúcar, sim, contribui para obesidade, um fator de risco relevante.
4. 5G, Wi-Fi ou micro-ondas causam câncer?
Não. Ondas eletromagnéticas de baixa energia não têm poder de danificar o DNA e não, assim, provocam tumores.
5. Estresse provoca câncer?
Não diretamente. Pode reduzir imunidade e favorecer a progressão de tumores existentes, mas não inicia mutações genéticas.
6. Alimentação influencia no risco?
Sim, fortemente. Dietas ricas em ultraprocessados, bebidas açucaradas e carnes processadas aumentam, principalmente, a incidência de vários tipos de câncer. Obesidade abdominal é um fator central, criando inflamação e estimulando mutações celulares.
7. Dados do SUS estão incorretos?
Não. O Painel Oncologia BR registra casos desde 2013. O aumento reflete crescimento real, mas a rede privada não possui dados completos.
8. Quais são as causas reais?
O risco de câncer está ligado a fatores acumulados, como consumo de álcool, tabagismo, alimentação ultraprocessada, obesidade, exposição solar sem proteção, poluição e contato químico crônico.
Com informações do portal Globo.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726