Viagens com propósito: turismo de experiência transforma o setor no ES
O setor vem se transformando nas últimas duas décadas, impulsionado pela busca por experiências autênticas, personalizadas e conectadas à cultura, às pessoas e ao meio ambiente

O turismo está passando por uma nova fase no Espírito Santo. A avaliação é da assessora do Polo de Referência e Disseminação Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescovi, que participou da Comissão de Turismo nesta terça-feira (4). Segundo ela, o setor vem se transformando nas últimas duas décadas, impulsionado pela busca por experiências autênticas, personalizadas e conectadas à cultura, às pessoas e ao meio ambiente.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiRenata destacou que o turismo de experiência surge como uma resposta ao modelo convencional, marcado por visitas rápidas e pouco imersivas. “No turismo tradicional, o visitante apenas passava pelos pontos turísticos, tirava fotos e seguia viagem. Era uma atividade mais superficial. Já o turismo de experiência propõe o envolvimento real do visitante com o destino, a comunidade e o cotidiano local”, explicou.
Leia também: Trilha do Tamandaré: a caminhada que revela os segredos da antiga Itaúnas
Ela também lembrou que o turismo de massa, que cresceu entre as décadas de 1980 e 2000, trouxe consequências negativas, como a padronização das experiências, a sobrecarga dos atrativos, a geração de subempregos e o aumento das desigualdades sociais e econômicas. Em contrapartida, o turismo de experiência valoriza a originalidade, promove vivências transformadoras e fortalece pequenos empreendimentos locais.
Turismo de experiência
“O turismo de experiência cria diferenciais competitivos ao destacar a história e a identidade de cada local. Isso agrega valor à atividade turística e favorece o desenvolvimento dos pequenos negócios, que passam a ter maior protagonismo no mercado”, destacou a assessora do Sebrae.
O presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Coronel Weliton (PRD), reforçou a importância desse segmento para a economia capixaba. “O turismo de experiência é uma oportunidade de geração de emprego, renda e desenvolvimento social. Ele fortalece as comunidades e estimula os empreendedores a aprimorarem seus serviços e o acolhimento ao turista”, afirmou.
Com informações da Assembleia Legislativa do ES.