Turismo

Trilha do Tamandaré: a caminhada que revela os segredos da antiga Itaúnas

Do ponto de partida até a casa do Tamandaré, o percurso tem aproximadamente 700 metros, com mais 400 metros de caminhada até a praia

Trilha do Tamandaré
Foto: Aqui Notícias

Em meio às paisagens de areia e restinga do Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, uma trilha guarda a memória viva de um antigo morador: Carlos Bonela, conhecido como ‘Tamandaré’. Agricultor da velha Vila de Itaúnas, soterrada pelas dunas há décadas, ele deu nome a um dos percursos mais visitados do parque.

Portanto, a Trilha do Tamandaré conduz os visitantes até a antiga casa onde o agricultor viveu. Técnicos do parque restauraram a construção, única remanescente da vila original, e a incluíram no roteiro turístico da região.

Leia também: Entre dunas e forró: descubra o charme e os segredos de Itaúnas

Do ponto de partida até a casa do Tamandaré, o percurso tem aproximadamente 700 metros, com mais 400 metros de caminhada até a praia. Aliás, o trajeto pode ser feito em cerca de 30 minutos, em ritmo tranquilo.

Trilha do Tamandaré

Ao longo do caminho, o visitante encontra placas interpretativas que revelam informações, fatos históricos e curiosidades sobre a trilha e sobre a antiga Vila de Itaúnas, tornando o passeio ainda mais interessante e educativo.

A trilha, que atravessa dunas, restingas e áreas alagadas do Rio Itaúnas, mantém viva a história de um povoado que desapareceu sob a areia. Mas, segue pulsando na lembrança de quem caminha por seus caminhos.

Confira o vídeo!

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Com mais de 23 anos de experiência na área, e passagens por diversos veículos de comunicação do Estado, atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde 2021, e está em sua segunda passagem pelo veículo, somando mais de 11 anos de empresa. Formada em História e pós-graduada em Jornalismo Político, atuou também em assessoria de imprensa por mais de 15 anos, além de passagem por emissoras de rádio, TV e revistas em Cachoeiro de Itapemirim.