ads-geral-topo
Cidades

Muqui terá apresentações de Folia de Reis neste sábado (6)

As apresentações serão feitas no presépio de Natal montado da Praça Central da cidade

Por Elisangela Teixeira

2 mins de leitura

em 03 de jan de 2024, às 17h06

Foto: Ellen Campanharo | Ales

Dia 06 de janeiro é comemorado o Dia de Reis e para celebrar a data a prefeitura de Muqui, no Sul do Espírito Santo, terá duas apresentações de folias locais. As apresentações serão feitas no presépio de Natal montado da Praça Central da cidade.

Leia também: Programe-se: Calendário de Eventos 2024 no ES é divulgado

A primeira apresentação será às 15h com a Folia de Reis Estrela da Paz, Mestre Zinho Inácio e a segunda às 22h com a Folia de Reis Sete Estrelas Mestre Adauto F. Gomes. De acordo com a Secretária de Turismo da cidade, Cristiane Oliveira, a data é muito importante para o município.

“Muqui é conhecida como a cidade da folia de reis e tem mais de 10 grupos cadastrados que estarão se apresentando em diversos pontos não só da cidade, como nas zonas rurais”, relata.

A primeira apresentação de folias de reis ocorreu em Muqui no ano de 1950 e depois disso tornou-se uma tradição do município. Anuamente é realizado o encontro interestadual de folias de reis, como participações de grupo do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de “alguns magos do oriente” que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape