Histórias de grupos de caxambu são contadas em produção audiovisual
O projeto, realizado pelo Coletivo Quadro-a-Quadro, conta com apoio da Lei Rubem Braga e da Prefeitura de Cachoeiro, e está disponível com legendas
A riqueza da cultura afro-brasileira do Caxambu ganha vida na websérie “CartooNina Explica: Caxambu”, produção que desvenda tradições e histórias dessa manifestação presente em Cachoeiro.
O projeto, realizado pelo Coletivo Quadro-a-Quadro, conta com apoio da Lei Rubem Braga e da Prefeitura de Cachoeiro, e está disponível com legendas e audiodescrição incorporadas ao vídeo para garantir acessibilidade a um público diversificado
Leia também: Cachoeiro: artistas podem contribuir na construção de editais culturais
Para conferir a produção, o público deve acessar o site do Coletivo, na página www.coletivoquadroaquadro.com.br/cartoonina-explica, onde também é possível conferir outras iniciativas culturais.
Sobre o Caxambu
Desde 2005, o Caxambu é reconhecido como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e essa tradição ganha destaque na websérie através da narrativa leve e didática, focando nos grupos locais Caxambu Alegria de Viver, Caxambu da Velha Rita e Caxambu Santa Cruz.
Lei Rubem Braga
Importante ferramenta de fomento à cultura local, a Lei Rubem Braga patrocina artistas de diversos segmentos. Em seu mais recente edital, lançado em dezembro de 2022, mais 34 projetos foram contemplados, em um investimento de mais de R$ 600 mil.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.