ads-geral-topo
Entretenimento

Penha Roots prepara evento com consciência ambiental

O Festival Penha Roots não é apenas um evento de entretenimento, mas uma celebração da harmonia entre a arte, a natureza e a responsabilidade ambiental

Por Larissa Chaves

5 mins de leitura

em 02 de abr de 2024, às 17h01

Foto: Divulgação

O Caparaó, com sua beleza paradisíaca e comunidades acolhedoras, recebe, após dois anos de pausa, o Penha Roots, festival de Reggae e Forró Pé de Serra. Durante os dias 12, 13 e 14 de abril, o evento promete emocionar os amantes da música, enquanto também destaca a importância da preservação. Aliás, o Festival não é apenas um evento de entretenimento, mas uma celebração da harmonia entre a arte, a natureza e a responsabilidade ambiental.

Com shows de renomados artistas brasileiros como Elba Ramalho e Marcelo Falcão, o festival destaca talentos locais, valorizando a cultura e as tradições da região. Todavia, mais uma vez, os organizadores do festival estão comprometidos com uma missão: garantir que essa celebração seja tão benéfica para o ambiente quanto para os participantes.

Leia também: Tabacaria da Naiara funciona há 5 anos em Patrimônio da Penha

Este ano, o festival está empenhado em oferecer uma experiência onde cada visitante é convidado a assumir a responsabilidade pela própria pegada ambiental. O objetivo é criar uma experiência que também deixe um legado positivo para o Caparaó e suas comunidades.

O público será incentivado a adotar uma abordagem ecológica durante todo o evento. A coleta seletiva, a reciclagem e a redução do desperdício são incentivadas em todas as etapas. Com muitos recursos naturais, o local possui um ecossistema rico em biodiversidade, com cachoeiras majestosas e trilhas deslumbrantes. Contudo, a preservação deste paraíso depende do compromisso de todos que o visitam. Os turistas são encorajados a se tornarem guardiões do meio ambiente, deixando os lugares exatamente como os encontraram.

Parceria

E com a missão de preservar o meio-ambiente, o festival também conta com uma parceria importante para a preservação. O lixo reciclável será destinado para catadores locais. Todavia, a organização incentiva o uso de copos ecológicos biodegradáveis, além do uso reduzido de descartáveis por parte dos expositores.

E para entender a importância desse compromisso, é fundamental compreender o contexto do Caparaó. Esta região não é apenas um destino turístico, é um ecossistema frágil, onde cada ação humana pode ter um impacto duradouro. Para Elias Carvalho, organizador do festival, a iniciativa demonstra o compromisso do Penha Roots com o meio-ambiente, sendo muito mais que um evento.

“Essa é também uma oportunidade para celebrar a natureza, fortalecer as comunidades locais e inspirar uma nova geração a se tornar mais conscientes do meio ambiente. Pois o nosso festival também é uma forma de demonstrar nossa consciência e responsabilidade ambiental”, diz.

Recursos naturais

Tendo muitos recursos naturais, o próprio Patrimônio da Penha também é uma super atração para quem vai curtir o festival, mas ao explorar as trilhas e cachoeiras, é essencial que seja feito em grupos e acompanhado por guias locais experientes. E, acima de tudo, não deixar rastros de sua visita. Lembre-se: “Lugar de lixo é no lixo”. Aliás, também é importante respeitar a comunidade local e suas tradições. Isso inclui usar os banheiros disponíveis para sua finalidade designada e evitar perturbar a fauna e a flora da região.

Enquanto estiver hospedado na vila, o festival também orienta o público a praticar a moderação no uso de recursos, como água. Além de instruir que seja evitado perturbar a paz com som alto e encorajar que seja praticada direção com cuidado pelas ruas estreitas. E, acima de tudo, respeite a diversidade e promova um ambiente seguro e inclusivo para todos.

A organização incentiva a prática do respeito à diversidade, além de não tolerar o assédio, e lembra: “Não é Não”. E ao desfrutar dos momentos de lazer e diversão, é importante lembrar de apoiar a economia local, comprando produtos dos artesãos e celebrando a rica cultura do Caparaó. Pois ao seguir esses princípios de responsabilidade e respeito, cada visitante contribui para a preservação deste paraíso natural para as gerações futuras.

Penha Roots – Festival de Reggae e Forro pé de serra do Caparaó

O evento é promovido pela GFC Eventos e conta com o apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, da Aderes (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo), Banestes, Cesan, da Prefeitura e Câmara Municipal de Divino de São Lourenço, AQUINOTICIAS.COM, e patrocínio da Cofril, Chopp Nova Extrela, Stone, Chilli Beans, MyMi, SSG Containers, Helpnet e Sicoob Sul Serrano.

🗓 12 a 14 de abril, em Patrimônio da Penha – ES

Atrações confirmadas:

  • 12/04/24

Elba Ramalho, Amaro Lima, Herança Negra e ForróFia

  • 13/04/24

Marcelo Falcão, Lion Jump, Os 3 do Nordeste e Forró Raiz

Infos: @penharoots

Como comprar ingressos

Vendas online: Le Billet

Vendas em lojas físicas:

– Patrimônio da Penha

📍Loja de Conveniência Serra Roots – Eco Posto da Serra

Guaçuí

📍Lú Fashion – Centro

Cachoeiro de Itapemirim

📍Oakes Store – Gilberto Machado

– Grande Vitória

📍Óticas Diniz e Lojas Origens

*Valores referentes à meia-entrada solidária – Todos pagam meia.

*Online – sujeito a taxa de serviço.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape