Um dos mais icônicos símbolos de Paris, a Catedral de Notre-Dame, voltou a receber visitantes no último sábado (9), após cinco anos de um intenso processo de reconstrução causado pelo incêndio que a devastou em 2019. A informação foi divulgada pelo site Melhores Destinos.
Leia também: Chalés românticos com uma das vistas mais lindas do Espírito Santo
Nesta primeira semana, a Notre-Dame está funcionando em horários especiais: de segunda a sexta-feira, das 15h30 às 22h, e no fim de semana, das 15h30 às 20h. Porém, a partir do dia 16 de dezembro, a catedral retorna à sua programação habitual, operando de segunda a sexta, das 7h45 às 19h, e aos sábados e domingos, das 8h15 às 19h30.
Como visitar a Notre-Dame
Os visitantes podem agendar suas visitas diretamente no site oficial da catedral, com antecedência de até dois dias ou no mesmo dia da visita. Embora o agendamento não seja obrigatório, ele garante entrada no horário escolhido e reduz o tempo de espera. Para quem preferir visitar sem reserva, a entrada é gratuita, mas pode haver filas maiores, especialmente em períodos de alta demanda.
Desde a reabertura o local tem tido alta procura. Durante um teste de agendamento no site oficial, todos os horários para passeios individuais já estavam esgotados.
Cerimônia de reinauguração e reconstrução histórica
A reabertura oficial contou com uma cerimônia grandiosa, reunindo líderes e personalidades como o presidente francês Emmanuel Macron, o Príncipe William e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A reconstrução da catedral mobilizou recursos significativos, incluindo mais de 700 milhões de euros em doações, a contribuição de quase 250 empresas e o trabalho de centenas de profissionais. O processo envolveu a restauração completa da estrutura interna e externa, recriando detalhes históricos com precisão.
A nova estrutura, feita de carvalho e coberta com chumbo, foi projetada para replicar fielmente a original do século XIX. Além disso, o órgão de três séculos foi desmontado, restaurado e reinstalado. Enquanto artesãos reconstruíram ou repararam vitrais, pedras e a estrutura de madeira da nave e do coro.
Uma nova fase para um patrimônio mundial
A Catedral de Notre-Dame, reconhecida como patrimônio mundial pela Unesco, está pronta para receber até 15 milhões de visitantes por ano. Dessa forma, se consolidando como um dos destinos mais emblemáticos da França.
Dessa forma, turistas e moradores podem redescobrir a grandiosidade da catedral gótica que é, há séculos, um dos cartões-postais mais célebres de Paris.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui