O Espírito Santo é um dos mais atraentes Estados brasileiros. Suas belezas, aliadas às tradições de índios, negros, portugueses, italianos, alemães e outros povos que participaram da construção da história capixaba, compõem um rico mosaico. Nesse cenário, o Estado se destaca por ser extremamente rico em opções turísticas, sejam de lazer, sejam de negócios.
Leia também: Praia Costa Azul: paraíso de águas calmas e ótima infraestrutura
Com sua diversidade geográfica e climática, o estado oferece destinos com temperaturas entre – 5º e 30º. Sua extensa costa oferece, da divisa com a Bahia até a fronteira com o Rio de Janeiro, mais de 100 praias com mar em temperatura agradável o ano todo.
Já no interior, sua vasta formação montanhosa oferece destinos que vão do clima mais ameno até temperaturas abaixo de zero. Então, confira algumas dicas de roteiros para aproveitar todas as temperaturas do estado.
Turismo no Espírito Santo:
Tá quente!
Um mergulho na Praia do Morro pode agradar os mais variados públicos. Assim, o passeio é ideal para famílias de férias, uma vez que a praia possui estrutura com ciclovias, quiosques, escadas e acessos, além de banheiros.
Se for para o Sul do Estado, não deixe de conhecer Marataízes. Trata-se de um balneário com mais de 20 Km de litoral, lindas praias e com o grande número de lagoas e falésias formadas na região.
A viagem de carro até o norte do Espírito Santo pode ser apreciada por aqueles que procuram mais tranquilidade. Já em Vila de Itaúnas fica a praia do Riacho Doce, uma das praias desertas mais bonitas do Brasil.
Tá frio!
Os amantes do clima mais ameno vão gostar de conhecer a região serrana do estado. Colonizada principalmente por alemães, italianos e pomeranos, a região serrana do Espírito Santo oferece muito para quem procura natureza, aconchego e tradição. Uma boa opção é conhecer o Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins. Além de oferecer opções de trilhas, arvorismo, comidinhas deliciosas, o parque abriga o cartão-postal da serra capixaba – a Pedra Azul.
Também conhecida como A Doce Terra dos Colibris, Santa Teresa faz parte da Rota Caminhos do Imigrante. Dessa forma, a diversidade cultural é uma de suas marcas. Então, para quem deseja curtir o friozinho da cidade, vale a pena conhecer as reservas Augusto Ruschi e Santa Lúcia e o Museu de Biologia Mello Leitão. Além disso, os pássaros típicos da região e principalmente os herbários com mais de sete mil orquídeas fazem do município um grande reduto de contemplação e preservação da natureza.
Fonte: Max Gonçalves / Ministério do Turismo
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui