Parque Estadual em Guarapari abriga lagoa, praias e trilhas. Confira
Se você gosta de natureza e aventura, terá muitas opções dentro deste Parque
O verão chegou e as praias de Guarapari – ES já estão lotadas de turistas. Contudo, para quem vai passar os dias de folga na cidade, existem outras opções incríveis de passeios além das praias mais famosas como Praia das Castanheiras e Praia do Morro. Um exemplo é o Parque Estadual Paulo César Vinha, uma área de preservação ambiental conhecida por sua rica biodiversidade e beleza natural.
Leia também: Verão em Guarapari? Veja 3 restaurantes para conhecer na cidade
Entre os atrativos do Parque, há uma rica vegetação preservada e existem áreas de Mata Atlântica, com grande diversidade de espécies vegetais e animais. Assim, o Parque em Guarapari abriga vários bichos, incluindo aves, répteis, anfíbios e mamíferos.
Além disso, um dos pontos mais famosos do Parque Paulo César Vinha é a Lagoa de Caraís, também conhecida como Lagoa da Coca-Cola devido à sua coloração escura, causada pela presença de substâncias naturais provenientes da vegetação ao redor.
Na área do Parque também há uma faixa de praias preservadas, como Praia de Setibão e Praia Dulé. Outra atração são as trilhas ecológicas. Sendo assim, se você gosta de natureza e aventura, terá muitas opções dentro deste Parque em Guarapari.
Entretanto, é importante lembrar que o Parque Paulo César Vinha mantém uma abordagem voltada para o turismo sustentável, com infraestrutura mínima para não impactar o ambiente. Então, se você pretende visitar o local, é recomendável verificar os horários de funcionamento, as normas de visitação e, se possível, agendar um passeio guiado para aproveitar ao máximo a experiência.
Informações Prefeitura de Guarapari:
Parque Estadual Paulo César Vinha
Entre 1970 e 1980, a área onde o Parque de Guarapari está localizado foi alvo de pressão e da especulação imobiliária, com a criação de loteamentos. A ocupação desenfreada no entorno resultou na abertura de acessos, aterros e desmatamento em uma área de grande importância ecológica. Além disso, a região sofria com a retirada de areia, caçadas e queimadas criminosas.
Contudo, houve a mobilização de representantes da sociedade e de Organização Não Governamentais Ambientalistas. Assim, junto ao governo do Estado do Espírito Santo, foi criado o Parque Estadual de Setiba, pelo decreto nº 2.993/1990, para proteger a área.
Em 1994, o Parque teve seu nome alterado para “Parque Estadual Paulo Cesar Vinha”. Isto representa uma homenagem ao biólogo que desenvolveu importantes pesquisas e lutou contra a extração de areia na região. Devido à sua luta pela preservação do meio ambiente, Paulo Cesar Vinha foi assassinado em 1993 no limite norte da unidade de conservação.
Assim, o parque foi criado com o intuito de preservar a fauna e a flora nativa, com uma área de 1.500 hectares, caracterizada pelo bioma de Mata Atlântica, existe uma diversidade de ambientes, como lagoas, dunas, planícies alagadas, nove formações vegetais de restinga, costão rochoso e praias. Além de abrigar espécies vegetais e animais ameaçadas de extinção, a coroa-de-frade e o ouriço preto, além de espécies endêmicas como algumas pererecas e libélulas.
Os principais atrativos do parque são: Lagoa de Caraís, Mirante, Praia de Caraís, Praia de Setibão, Praia Dulé, Trilha da Restinga, Trilha do Alagado e trilha da Clúsia. O Parque integra a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que visa proteger áreas adjacentes de restinga e a região marinha do arquipélago das Três Ilhas.
Texto: Thiara Bernardo Dutra – Doutoranda em História / UFES (Prefeitura de Guarapari)
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui