O governador Renato Casagrande sancionou a Lei que cria oficialmente a Rota do Polo Cervejeiro de Viana, no Espírito Santo. A medida marca um passo importante no fortalecimento do setor de cervejas artesanais. Também posiciona a cidade como um destino turístico de destaque, tanto nacional quanto internacional. Além disso, promete impulsionar a economia local e gerar novas oportunidades de emprego.
Leia também: Cachoeiro ganha restaurante especializado em Parrilla Argentina
O Polo Cervejeiro Público de Viana, lançado em 5 de agosto de 2022, no Dia Internacional da Cerveja, é um projeto estratégico para o desenvolvimento do turismo na região. A iniciativa se baseia no cultivo de lúpulo, planta essencial na fabricação de cervejas artesanais, que, após estudos realizados pela Prefeitura, passou de um investimento promissor a uma realidade. Os estudos atraíram produtores rurais da cidade, que agora cultivam lúpulo em suas propriedades.
A nova rota, que abrange uma área de aproximadamente 28,7 km, vai desde as proximidades do Parque de Exposições de Viana até a divisa com Guarapari. Passa por vias como a estrada de Baia Nova e algumas vicinais. O objetivo é promover o pequeno e médio agricultor, ao mesmo tempo em que valoriza o turismo de experiência, gerando mais emprego e renda no campo.
Com mais de 60% de seu território rural, Viana possui um imenso potencial para o turismo de experiência, agroturismo e agronegócio. Localizada estrategicamente entre a região de praia e o interior, a cidade oferece um cenário único para quem deseja explorar a natureza, aproveitar a tranquilidade do campo e ainda ter fácil acesso às rodovias federais. Viana é, sem dúvida, um lugar ideal para visitar, viver e investir.
Rota do Polo Cervejeiro
O fortalecimento do agroturismo em Viana visa transformar a área rural em um polo de turismo sustentável. A cidade busca desenvolver o setor, estimulando o comércio de produtos locais e incentivando a expansão da iniciativa privada de forma limpa e sem impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade.
Com a criação da Rota do Polo Cervejeiro, Viana se coloca como um destino estratégico para empreendedores e turistas. E, dessa forma, se consolida como um dos principais polos do Espírito Santo.
Nesse sentido, Viana está emergindo como um polo de produção e inovação cervejeira, com foco no cultivo de lúpulo. A cidade já conta com sete campos de lúpulo em operação e, até o final do ano, esse número chegará a dez plantações. O lúpulo, com alto valor agregado de cerca de R$ 300 por quilo, apresenta grande potencial econômico, mesmo em pequenas áreas de cultivo.
Turismo e experiências sensoriais
Além de fortalecer a produção agrícola, o projeto do Polo Cervejeiro traz uma nova dimensão ao turismo no Espírito Santo. Viana agora é um destino turístico inovador, oferecendo aos visitantes experiências sensoriais com o lúpulo, degustações de cervejas artesanais e atividades de turismo de aventura. A rota turística será enriquecida com passeios de balonismo e canoagem pelo Rio Jucu. Além de novas acomodações, como pousadas e pesque-pagues, que prometem atrair turistas e aquecer a economia local.
Cervejarias
Com o reconhecimento oficial do Polo Cervejeiro, 14 cervejarias já firmaram protocolos de intenção para se instalar na rota. Isso amplia ainda mais as opções para quem visita a cidade. O projeto também tem atraído parcerias com charcutarias, casas de shows e outros empreendimentos, que agregarão valor à experiência turística e econômica de Viana. O impacto econômico será considerável, gerando novos empregos e diversificando o arranjo produtivo local.
Com sua crescente produção de lúpulo e a criação de uma rota turística inovadora, Viana se posiciona como um polo estratégico tanto para o setor cervejeiro quanto para o turismo, oferecendo novas oportunidades de negócios e atraindo visitantes de diversas regiões.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.