Viagens com propósito: turismo de experiência transforma o setor no ES
O setor vem se transformando nas últimas duas décadas, impulsionado pela busca por experiências autênticas, personalizadas e conectadas à cultura, às pessoas e ao meio ambiente

O turismo está passando por uma nova fase no Espírito Santo. A avaliação é da assessora do Polo de Referência e Disseminação Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescovi, que participou da Comissão de Turismo nesta terça-feira (4). Segundo ela, o setor vem se transformando nas últimas duas décadas, impulsionado pela busca por experiências autênticas, personalizadas e conectadas à cultura, às pessoas e ao meio ambiente.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiRenata destacou que o turismo de experiência surge como uma resposta ao modelo convencional, marcado por visitas rápidas e pouco imersivas. “No turismo tradicional, o visitante apenas passava pelos pontos turísticos, tirava fotos e seguia viagem. Era uma atividade mais superficial. Já o turismo de experiência propõe o envolvimento real do visitante com o destino, a comunidade e o cotidiano local”, explicou.
Leia também: Trilha do Tamandaré: a caminhada que revela os segredos da antiga Itaúnas
Ela também lembrou que o turismo de massa, que cresceu entre as décadas de 1980 e 2000, trouxe consequências negativas, como a padronização das experiências, a sobrecarga dos atrativos, a geração de subempregos e o aumento das desigualdades sociais e econômicas. Em contrapartida, o turismo de experiência valoriza a originalidade, promove vivências transformadoras e fortalece pequenos empreendimentos locais.
Turismo de experiência
“O turismo de experiência cria diferenciais competitivos ao destacar a história e a identidade de cada local. Isso agrega valor à atividade turística e favorece o desenvolvimento dos pequenos negócios, que passam a ter maior protagonismo no mercado”, destacou a assessora do Sebrae.
O presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Coronel Weliton (PRD), reforçou a importância desse segmento para a economia capixaba. “O turismo de experiência é uma oportunidade de geração de emprego, renda e desenvolvimento social. Ele fortalece as comunidades e estimula os empreendedores a aprimorarem seus serviços e o acolhimento ao turista”, afirmou.
Com informações da Assembleia Legislativa do ES.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726