
Assistir a um vídeo no TikTok ou a um reels no Instagram pode ser o ponto de partida para a próxima viagem. De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Nexus, 49% dos brasileiros consideram as redes sociais como as principais fontes de informação na hora de escolher destinos.
O levantamento mostra ainda que a recomendação de amigos e familiares segue forte, sendo utilizada por 45% dos entrevistados. Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os dados confirmam uma tendência já prevista. “As redes sociais desempenham um papel fundamental na tomada de decisões dos viajantes. Essas ferramentas democratizam o acesso às informações e inspiram mais brasileiros a conhecerem as maravilhas do país”, destacou.
Leia também: Tradição e música marcam Festival da Cachaça em São Roque do Canaã
O perfil predominante de quem busca inspiração digital é jovem (63% têm entre 16 e 24 anos), majoritariamente feminino (52%) e com ensino superior (59%). Além das plataformas digitais e do boca a boca, 21% recorrem a sites e blogs especializados, enquanto 20% ainda procuram agências e operadoras de turismo.
Quando o assunto são os destinos dos sonhos, o Nordeste lidera o ranking, com destaque para Fernando de Noronha, Porto de Galinhas e Lençóis Maranhenses. Também aparecem Salvador, Gramado, Foz do Iguaçu e Maragogi. Já nas experiências preferidas, o turismo de sol e praia é citado por 62% dos brasileiros, seguido pelo religioso/espiritual (18%) e pelo cultural/histórico (14%).
A pesquisa “Turismo no Brasil – Tendências e Percepções” entrevistou 2.503 pessoas entre os dias 9 e 15 de agosto de 2025, em todas as 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui