Esportes

Castelo sedia Copa do Mundo de Parapente

A abertura oficial da competição será na próxima segunda-feira (1º), na Praça Dois Irmãos, às 19h.

Redação Redação

Campeonato Brasileiro de Parapente em Alfredo Chaves
Foto: Arquivo PMAC

Uma movimentação diferente vai tomar conta do céu do Espírito Santo, a partir deste sábado (30). Isso porque começará a 19ª Copa do Mundo de Parapente, o maior evento mundial da modalidade, em Castelo. A competição se estende até o próximo dia 13 de setembro e vai reunir 130 atletas, de 57 países. Nesse sentido, o Brasil volta a sediar o torneio após 25 anos.

A abertura oficial da competição será na próxima segunda-feira (1º), na Praça Dois Irmãos, às 19h. As provas vão ser realizadas na famosa Rampa de Ubá, em Patrimônio do Ouro, um dos pontos de voo livre mais renomados do mundo.

Leia também: Cavalada TV estreia no Espírito Santo com Brasileirão de Futevôlei em Piúma

No local, já foram realizadas doze etapas do Campeonato Brasileiro, nove do circuito mundial e o primeiro Pan-Americano. No ano que vem, Castelo vai sediar novamente o Pan-Americano.

Com 902 metros de altitude e 740 metros de desnível, a estrutura oferece condições perfeitas para a prática do esporte, além de uma vista deslumbrante. A rampa está localizada a 28 quilômetros da sede do município.

A 19° Copa do Mundo de Parapente vai reunir cerca de 200 pessoas, entre atletas, treinadores e profissionais da saúde. A equipe brasileira vai ser representada por quatro homens e uma mulher. O organizador do evento, Marco Aurélio Pinheiro, explica que, todos os dias, uma comissão se reúne para decidir a extensão da prova, variando de 80 a 120 quilômetros. Cada prova vale 1 mil pontos, e o competidor que somar mais pontos vence a competição.

O torneio tem patrocínio master do Governo do Estado, via Lei de Incentivo ao Esporte. O patrocínio é da Prefeitura Municipal de Castelo e da Águia Branca Seminovos. O apoio é da Fédération Aéronautique Internationale (FAI), da Federação Capixaba de Voo Livre (FCVL), da Associação de Voo Livre de Castelo (Termal), da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) e Associação Capixaba de Voo Livre.

“A 19º Copa do Mundo de Parapente, em Castelo, é mais um resultado da política de fomento ao esporte do Governo do Estado. Dentre as ações da administração estadual nesse campo, está a sanção da Lei de Incentivo ao Esporte pelo governador Casagrande, em 2021”, destaca o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Júnior Abreu.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui