Piloto capixaba quebra recorde histórico de voo livre no Espírito Santo
A Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) também reconheceu o feito como um momento histórico para o Espírito Santo e para o país.

O capixaba Filipe Marques alcançou uma marca histórica no voo livre ao estabelecer um novo recorde estadual na modalidade cross-country, que consiste em percursos de longa distância em parapente ou asa-delta.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiIsso porque, no dia 28 de outubro, o piloto completou 246,1 quilômetros em linha reta, em um voo de 7 horas e 53 minutos, superando o antigo recorde de 233,8 km (antes pertencente ao lendário Frank Brown, referência nacional no esporte).
Leia também: Cidade do ES pode ganhar título de Capital Estadual de Voo Livre
Assim, Filipe decolou da Rampa do Veinho, em Vila Valério, e pousou em Realeza, distrito de Manhuaçu (MG). A Federação Capixaba de Voo Livre (FCVL) celebrou o feito como um marco para o esporte no Estado, destacando o talento e a dedicação do atleta.
“Era uma marca que eu vinha perseguindo há muito tempo. E hoje ela veio”, comemorou o piloto, emocionado com o resultado.
A Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) também reconheceu o feito como um momento histórico para o Espírito Santo e para o país. Em nota, a entidade ressaltou que a conquista “não apenas eleva o nível do voo capixaba, mas também reforça a potência do Brasil no cenário do voo livre”.
Os entusiastas da modalidade já têm outro grande evento para acompanhar. Isso porque, a etapa final do Campeonato Capixaba de Voo Livre será realizada entre 14 e 16 de novembro, junto com o 5º Open Monjolo 2025, na Rampa do Monjolo, em Baixo Guandu.
A competição é organizada pela Associação de Voo Livre de Baixo Guandu (AVLBG) em parceria com a FCVL.